Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres ganha a partir de hoje o ‘Renatão’, maior Centro de Iniciação Esportiva da região
Por Jornal Oeste
04/04/2023 - 08:59

Foto: reprodução

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), ao lado da Ministra dos Esportes, Ana Moser e do governador do Estado, Mauro Mendes (UB), inaugura hoje, 4, a partir das 10h30, o Centro de Iniciação Esportiva Renato Widal Garcia, localizado na Vila Mariana.
 
O maior completo esportivo do gênero da região levará o nome de um dos maiores desportistas da cidade.
 
O ex-militar do Exército e ex-farmacêutico Renato Widal Garcia que faleceu em 25 de julho 2013, aos 73 anos.
 
Grande amante do esporte é um dos responsáveis diretos pela construção do Estádio Luiz Geraldo da Silva (Geraldão).
 
Católico, também foi o responsável pela construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo no bairro do Junco, que ele ajudou a fundar.
 
O IFMT, também foi erguido na região por sua influência.
 
No bairro, aliás, está a Escola Estadual Frei Ambrósio que ele ajudou a construir.
 
Com a colaboração da família, trazemos abaixo a trajetória deste cacerense tão ilustre. Leia:
 
RENATO WIDAL GARCIA: UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO
 
Renato Widal Garcia, o terceiro de quatro filhos de João de Oliveira e Clarinda Widal Garcia, é cacerense de nascimento e, enquanto em Cáceres, passou toda sua infância na Rua Antônio Maria, mais conhecida como rua do “Meio”.

Com apenas dois anos de idade perdeu seu pai. Foi o primeiro dentista da cidade.

Diante da situação financeira não favorável em que passava a família em razão da perda do mantenedor da casa, Renato e sua Mãe, em 1955, foram para Campo Grande-MS, onde fez o Tiro de Guerra e se tornou soldado do Exército Brasileiro. Posteriormente, foi promovido a sargento e se transferiu para Ponta Porã, onde ficou por três anos, sendo movido em seguida, a pedido, para Cáceres em 1959.

No ano de 1960, conheceu a poconeana Neuza Nunes Rondon e dois anos depois contraíram núpcias. Desta união tiveram quatro filhos: Neuliane, Emanuel, Joãovani e Renato Filho, onze netos e sete bisnetos
No ano de 1965, desligou-se do Exército Brasileiro e se tornou farmacêutico. Por mais de vinte e sete anos exerceu essa atividade na conhecida “Farmácia Nossa Senhora do Carmo”, onde atendia a todos com muito respeito e carinho.

Em 1971, após se tornar Cursilhista, a pedido do então Bispo Dom Máximo optou em evangelizar no Bairro do Junco. Após a escolha, juntamente com famílias amigas e alguns moradores do referido bairro, deu início à construção da Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Como desportista por excelência, no mesmo bairro fundou a Comunidade Esportiva e Recreativa São Vicente e com amigos e familiares construíram o campo do Junco, denominado Campo “Marcelino Rosa dos Santos”, onde por muitos anos evangelizou crianças, jovens e adultos, através do futebol, realizando campeonatos nas mais diversas faixas etárias. Na sede do Clube construiu também uma quadra Poliesportiva, onde aconteceram diversos torneios e campeonatos de basquetebol, voleibol e futsal, e, nesta, ocorreu um dos primeiros Torneio de Futsal 24h de nossa cidade.

Renato Garcia se tornou secretário de Viação e Obras Públicas em 1973 e, quando secretário de Obras do município de Cáceres, realizou vários serviços de infraestrutura nas principais vias públicas de Cáceres e seu maior legado esportivo foi a construção do Estádio Luiz Geraldo da Silva, o Geraldão, em 1975, na gestão do então prefeito José Souto Faria, com objetivo de proporcionar um espaço de lazer, entretenimento e esporte para os jovens e desportistas cacerenses.

Renato Garcia foi vereador por Cáceres na 10ª Legislatura, período de 1983 a 1988 e na ocasião pleiteou canchas e materiais esportivos para vários bairros.

Em conjunto com outros desportistas, como Totó Caramujo, sargento Edson, Joaquim Deolindo, Eraldo de Carvalho, Sr. José Mariano, Sr. Alíbia, Sr. Alberto Zattar, Sidney Maia, reestruturou a Liga Esportiva Cacerense.
Visando a expansão e um melhor e mais rápido desenvolvimento do Junco, Renato Garcia trouxe a Escola Frei Ambrósio para o centro do bairro e conseguiu mais tarde estadualizá-la, pois antes era uma escola municipal e funcionava em uma Chácara, situava na cabeceira do Junco, onde residiam o Sr. Tino e sua esposa, Sra. Isabel Pinheiro, diretora da referida escola. Trouxe ainda o Geraldão o mais próximo possível do Junco, e foi um dos incentivadores em construir o IFMT – Campus Prof. Olegário Baldo, antiga Escola Agrícola, também nas cercanias deste bairro.

Em 1979 foi eleito o primeiro presidente do Núcleo de voluntariado da LBA – Legião Brasileira de Assistência. Esta entidade governamental promovia a distribuição de leite para as famílias carentes, filtros de barro, confeccionava certidão de nascimento e casamento, e promovia inúmeros cursos de formação profissional, como datilografia, corte e costura, pintura, etc.

Em 1980 se tornou Presidente do Esporte Clube Humaitá, e através deste clube, buscando incentivar o futebol em Cáceres, também fundou a primeira equipe profissional de futebol, disputando o campeonato estadual. Ocasião esta em que a equipe do Esporte Clube Humaitá fez parte de um dos treze jogos da Loteria Esportiva, contra o Mixto Esporte Clube.

Foi eleito o vereador mais votado, em 1982, ocasião em que se tornou vice-presidente da Câmara Municipal.

Em 1984 exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Desenvolvimento Social, a convite da Prefeita Ana Maria, estimada Nana, onde ficou por dois anos. E, como secretário, viabilizou a vinda do Projeto Rondon, uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visava somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
 
Por inúmeras contribuições nas mais diversas áreas e segmentos da sociedade cacerense, em especial na área desportiva, Renato Widal Garcia foi o escolhido e homenageado como personalidade leiga no Centenário da Diocese de São Luiz de Cáceres.

E agora, mais uma merecida homenagem a esse grande homem do esporte cacerense, em que, por unanimidade recebeu a indicação da Câmara do Vereadores para que este Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, que inauguramos hoje, receba o seu nome: Vereador Renato Widal Garcia.   

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e área interna
Pode ser uma imagem de 10 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 15 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz
Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas em pé
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé
Carregando comentarios...