A partir do ano que vem o tradicional Colégio Imaculada Conceição, localizado em Cáceres, iniciará um novo ciclo em sua gestão.
A irmã Leila Cardoso, que ficou à frente da instituição por 14 anos, será substituída pelo professora Neuliane Garcia Cestari.
Assim como Irmã Leila, Neuliane foi aluna, coordenadora pedagógica e gestora de 1994 a 2006.
A mudança foi a pedida da Irmã, que alegou que precisa cuidar da saúde e recompor suas forças.
HISTÓRIA
Irmã Leila Cardoso nasceu no dia 24 de maio de 1950, em Cáceres/MT. Filha de Nestor Cardoso Leal e Maria Gregória Ortiz Cardoso estudou no Colégio Imaculada Conceição com as Irmãs Azuis.
Ingressou no postulado no dia 24 de janeiro de 1966, em São Paulo. Tomou o hábito no dia 02 de fevereiro de 1967.
Após dois anos de noviciado fez seus primeiros votos religiosos no dia 02 de fevereiro de 1969.
Sua profissão perpétua aconteceu também em São Paulo, no dia 02 de fevereiro de 1975.
Em 1969 foi designada para trabalhar como professora no Colégio da cidade de Poconé/MT, permanecendo até 1977, quando foi transferida para São José dos Quatro Marcos/MT, onde recebeu a missão de coordenadora de Catequese e professora.
Foi no dia 04 de fevereiro de 1982 que irmã Leila iniciou seu trabalho no Colégio Notre Dame de Lourdes, até mudar para a Comunidade Nossa Senhora das Graças, em 1987, sendo nomeada Superiora da Comunidade.
Em 1990, foi transferida para Cáceres, desta vez para a comunidade Santa Rosa. Um ano depois irmã Leila passou a fazer parte comunidade do Colégio, e em 1992, da comunidade Santa Rosa.
Ante o falecimento da Provincial irmã Maria Umbelina, irmã Jaci Maria e Irmã Inês, houve a necessidade de convocar um Capítulo para nomeação de outra Provincial e a escolhida foi irmã Leila, no dia 30 de abril de 1994.
Terminado o primeiro mandato, foi renomeada para um segundo no dia 1° de outubro de 1998.
Passou um ano mesmo sendo Provincial em Cáceres para satisfazer as exigências do Estado em relação à sua missão de professora.
Foi em 2000 que voltou para Cuiabá onde residiu na sede da Província.
Tendo Lurdes Anita assumida a Província em 2003, Leila permaneceu na Chácara Santa Rosa continuando sua missão de professora. Hoje pertence à comunidade Imaculada Conceição.