Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
CÁCERES - Bem estar animal: Max Russi e AAAC se unem para viabilizar castrações
Por assessoria
09/02/2024 - 16:19

Foto: divulgação

Nos próximos dias está previsto o lançamento de um mutirão de castração de animais em Cáceres. A ação é coordenada pela Associação de Ajuda aos Animais (AAAC) e foi definida após reunião com o deputado Max Russi (PSB) e a prefeita Eliene Liberato (PSB) nessa semana. Para a aquisição dos insumos serão investidos R$ 150 mil, oriundos de emenda parlamentar destinada pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Assim como boa parte das cidades no Brasil, Cáceres e região possuem pontos urbanos que enfrentam um descontrole crescente, especialmente com gatos, cuja reprodução exponencial tem sobrecarregado o ambiente e dificultado a qualidade de vida tanto dos animais quanto dos moradores locais. Essa situação, além de gerar um ciclo vicioso de abandono e sofrimento animal, também representa um desafio para a saúde pública, aumentando os riscos de transmissão de doenças e agravando as condições sanitárias da região.

A presidente da AAAC, Beatriz Freire Tavares está otimista e acredita que  o mutirão de castração é um passo importante em direção ao bem-estar animal e à responsabilidade social na região. Ela explicou que nestes 10 anos de fundação, a associação já realizou mais de 845 atendimentos, sobrevivendo com a doação de pessoas e empresa privadas apoiadora da causa.

“A previsão é de castração de aproximadamente 215 animais de rua e outros vindos da população carente da cidade. Atualmente, temos alguns pontos na cidade onde o número de gatos está fora de controle e percebemos que estão se reproduzindo e crescendo de forma exponencial. Sendo assim a castração e colocação de chip fundamental para o controle populacional dos felinos.”, complementou.

O espaço para os trabalhos, bem como um futuro abrigo de animais, foi cedido pela prefeitura e será na Escola Municipal Lavapés, desativada há mais de 20 anos. Além disso, de acordo com a prefeita Eliene, toda a ação terá apoio do Castramóvel do município, que está tá na finalização do recebimento dos equipamentos internos e será fundamental para ser em serviço itinerante nos bairros mais carentes.

Autor do requerimento que instaurou a Câmara Setorial Temática da Causa Animal (CST), Max é autor de leis de defesa dos animais, dentre elas a Lei 10.846 de 2019, que assegura a proteção e destinação de animais resgatados, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados.

Carregando comentarios...