A cidade de Cáceres, está sendo beneficiada por uma significativa parceria entre as secretarias de estado e municipal de saúde.
O foco dessa iniciativa é oferecer atendimento odontológico de qualidade para pacientes com necessidades especiais, acolhendo todas as faixas etárias.
Para garantir um serviço mais abrangente, foi realizado um mutirão que incluiu a formação prática de profissionais odontólogos e a realização de triagem e exames clínicos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Doutor Araújo.
No primeiro dia, os odontólogos passaram por uma formação prática essencial para oferecer um atendimento específico aos pacientes especiais. No segundo dia, uma triagem na APAE foi realizada, visando identificar as necessidades específicas dessa população. Já, nos dias 22 e 23 de fevereiro, os profissionais efetuaram exames clínicos e atendimentos no CEO.
O CEO, conhecido como referência em atendimento odontológico especializado, desempenha um papel vital nesse processo.
A Dra. Andréia Coelho, coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Estado de Saúde, e uma das responsáveis pelo projeto, acompanhou todos os procedimentos e atividades, desenvolvidas nos três dias, contribuindo para a efetividade da assistência odontológica.
A Prefeitura de Cáceres também desempenha um papel fundamental nessa parceria. O Secretário de Saúde Vitor Miguel enfatiza a importância desse atendimento, destacando que pacientes com necessidades especiais têm até duas vezes mais chance de desenvolver doenças bucais. "Estamos comprometidos com a saúde bucal da população, demonstrando nosso empenho na promoção da saúde e bem-estar da comunidade cacerense," ressalta Vitor.
Segundo o secretário, na odontologia, são considerados pacientes com necessidades especiais aqueles que apresentam limitações, temporárias ou permanentes, que os impeçam de serem submetidos a uma situação de manejo odontológico convencional.
A enfermeira Ana Paula Costa, Coordenadora de Especialidades da SMS, explica que os atendimentos especializados estão sendo realizados no CEO, com consultórios odontológicos preparados para receber e atender de maneira adequada esse público específico.
Marilu Santana Rodrigues, gerente de Odontologia, observa que essa iniciativa é um exemplo positivo de colaboração entre diferentes esferas governamentais, visando garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades especiais, tenham acesso a um atendimento odontológico de qualidade e adaptado às suas particularidades.