A Prefeitura de Cáceres, em parceria com o SENAC, está empenhada em oferecer oportunidades de capacitação para os cacerenses em situação de vulnerabilidade social. Essa aliança institucional resultou na criação de uma estrutura física e de recursos humanos destinada à formação em quatro áreas essenciais: saúde, gestão, tecnologia da informação e beleza. A iniciativa visa proporcionar dezenas de cursos profissionalizantes, contribuindo assim para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento pessoal dos participantes.
Os frutos dessa colaboração já começam a ser colhidos. A Prefeitura disponibilizou diversos cursos oferecidos pelo Senac de forma gratuita, destinados especificamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social, identificadas e acompanhadas pelo CRAS. Entre esses cursos, destaca-se o de técnico de enfermagem, beneficiando 20 pessoas da comunidade.
A prefeita Eliene Liberato Dias ressalta que essas qualificações representam uma oportunidade para o aprimoramento pessoal e educam para o trabalho, abrangendo atividades nos setores de saúde, comércio de bens, serviços e turismo.
Para Eliene, a proposta é altamente relevante e alinhada com uma das metas prioritárias de sua administração, ampliar a disponibilidade de mão de obra especializada, fomentando a geração de empregos e o aumento da renda das famílias residentes no município. Ela enfatiza que mão de obra qualificada tem mais chances de ser absorvida pelo mercado de trabalho, contribuindo assim para a subsistência e dignidade dos trabalhadores. A prefeita elogia o projeto apresentado, destacando sua excelência.
A secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, observa que, durante esta gestão, a Prefeitura já qualificou mais de mil cursistas, proporcionando oportunidades de formação profissional e criando condições para que mais pessoas estejam aptas a ingressar no mercado de trabalho em diversas profissões. Isso não apenas contribui para a subsistência e dignidade dos beneficiários, mas também fortalece a economia local.
Além dos cursos que estão em andamento, a Prefeitura adquiriu diversos outros cursos, incluindo Pedreiro de Revestimento, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Agente Comunitário de Saúde, Embelezamento de Mãos e Pés, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Cuidador de Idoso, Costureiro, Cuidador Infantil, Informática Básica, Estoquista, Confeiteiro, Cozinheiro, Padeiro, Porteiro e Vigia, Zelador e Produção de Pães, Doces e Salgados, todos já concluídos. Essa ampla gama de opções reflete o compromisso da Prefeitura em diversificar e abranger áreas que atendam às demandas do mercado de trabalho local.