Os alunos do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, participaram do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado na sexta-feira (8) e sábado (9) em Cuiabá. O evento agregou as competições estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre os alunos dos centros de referência).
A delegação do CRPB-Unemat foi composta por nove alunos, que participaram das provas de atletismo, nas competições Paralimpíadas Escolares e Intercentros.
A competição das Paralimpíadas Escolares foi a seletiva para a composição da delegação estadual que representará Mato Grosso na fase nacional, que acontecerá na cidade de São Paulo (SP), em novembro. Já o Intercentros, tem o objetivo de ser a primeira experiência competitiva de crianças com idade entre 7 e 10 anos.
Ao todo foram 21 medalhas de ouro, com seis alunos classificados para a fase nacional da competição.
“O CRPB-Unemat tem, de maneira consistente, conseguido ampliar o quantitativo de alunos participando das competições escolares paralímpicas”, assegura o coordenador pedagógico do Centro, Emanuel Carvalho. “Em 2022, ano de início do projeto, o projeto foi representado pelo aluno Lucas Gabriel, no badminton. Já em 2023, três alunos participaram da fase classificatória no atletismo, com dois se classificando para a etapa nacional”, explica o professor.
“As oportunidades e resultados que os alunos do CRPB-Unemat têm conseguido estão no contexto das políticas de acessibilidade e inclusão da Universidade, que reconhece a importância em garantir o acesso de pessoas com deficiência às práticas esportivas”, declara o professor Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esportes e Exercício Físico (Cipeef), responsável pela parceria.
Para as professoras Katiane Melo e Luciene Carvalho, responsáveis pelo treinamento de atletismo, a participação dos alunos neste evento atenderam todas as expectativas. “Além das medalhas e índices, a participação neste evento, para muitos alunos, foi a primeira oportunidade de realizar uma atividade sem a presença dos pais. E isso tem um impacto importante no processo de desenvolvimento da autonomia dos alunos”, disse Katiane.
CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO
O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) de Cáceres é uma parceria da Unemat com o Comitê Paralímpico Brasileiro, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Os atletas desenvolvem suas atividades no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.
O Centro de Referência está com inscrições abertas. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99661-9635 ou pelo Instagram, clicando aqui.
MEDALHISTAS DO CRPB-UNEMAT
ALICIA OHARA BARROS JORGE DA CUNHA
60 metros (T54) 33,36 segundos
100 metros (T54) 38,43 segundos (classificada para fase nacional)
Lançamento de Pelota (F57) 5,85 metros
BEATRIZ SANTANA
Lançamento de Pelota (F41) 9,38 metros
BRUNA SABINO
Lançamento de Pelota (F40) 7,18 metros
Arremesso de Peso (F40) 2,32 metros
ENTHONY GABRIEL FRUTUOSO SILVA
100 metros (T20) 20,90 segundos (classificado para fase nacional)
Arremesso de Peso (F20) 3,00 metros
Salto em Distância (F20) 1,18 metros
GABRIELI DE JESUS ARAUJO
100 metros (T20) 18,95 segundos (classificada para fase nacional)
200 metros (T20) 41,75 segundos (classificada para fase nacional)
Salto em Distância (F20) 2,52 metros
HECTOR SANTANA
Arremesso de Peso (F21) 3,16 metros
JOÃO MARCOS CAMPOS SILVA
60 metros (T54) 16,19 segundos (classificado para fase nacional)
100 metros (T54) 23,39 segundos(classificado para fase nacional)
Lançamento de Pelota (F56) 18,08 metros (classificado para fase nacional)
LAYSA LOPES SILVA
60 metros (T54) 24,03 segundos (classificada para fase nacional)
Lançamento de Pelota (F21) 4,50 metros (classificada para fase nacional)
PEDRO LUKAS CAMPOS DA SILVA
100 metros (T37) 21,47 segundos (classificado para fase nacional)
Arremesso de Dardo (F37) 5,04 metros
Arremesso de Peso (F37) 3,17 metros