A Associação de Judô de Cáceres, Judokan, que mantem o projeto social com aulas de judô de forma gratuita para crianças e adolescentes de Cáceres – MT, com o intuito de incentivar a prática de leitura, iniciou esse mês uma campanha denominada: “Quando você lê, você dá um golpe de respeito”. A Academia irá arrecadar livros infantis e infantojuvenis que serão disponibilizados para o público atendido pelo projeto.
O sensei responsável pelo projeto social, Elvis Sacramento, que também é professor explica que a prática de leitura, sobretudo entre crianças e adolescentes é fundamental no processo formativo.
“Nosso objetivo na Judokan é preparar as crianças e adolescentes para a vida em sociedade, e junto com o judô que tem toda uma metodologia de disciplina e respeito entendemos que a leitura vai contribuir para a vida dos nossos alunos/atletas”, explica.
O incentivo a prática de leitura na Judokan já existe há algum tempo, visto que muitos pais e alunos já doavam e colocavam livros a disposição do publico atendido pelo projeto, mas com essa campanha a intenção é ampliar a oferta de livros e títulos que possam ser atrativos para os alunos.
Com esse intuito foram confeccionados cartazes da campanha que estarão sendo fixados em diferentes locais que são parceiros para a arrecadação desses livros.
“A ideia é que tenhamos vários pontos de arrecadação para que a população que tenha interesse em doar não encontre dificuldades para fazê-lo”, explica o sensei.
Atualmente a Judokan mantem três pontos de atendimento em Cáceres, na sede da Associação, na Cavalhada, no Rotary Clube de Cáceres, na rua 13 de junho e na Escola Estadual Gabriel Pinto de Arruda. Cerca de 100 crianças e adolescentes são atendidos em turmas de diferentes faixas etárias.
“Muitos dos nossos alunos/atletas atendidos estão em condição de vulnerabilidade social, e o incentivo a leitura para esse público se torna ainda mais importante, porque muitas vezes eles tem um acesso limitado a livros”, destaca Elvis Sacramento.
A Associação de Judô de Cáceres, Judokan é uma entidade sem fins lucrativos, e que tem como parceiros diversos órgãos como o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Sicredi, Governo do Estado, Receita Federal e Justiça Federal que também atendem a entidade com doações, destinação de recursos por meio de editais.
Os professores do projeto são voluntários, e as crianças não tem qualquer custo com as aulas de judô. Os patrocínios e recursos advindos dessas parcerias são revertidos para compra de equipamentos, kimonos e custeio dos espaços além de viabilizar a participação em competições.
Quem tiver livros e puder doar, pode deixar nos pontos identificados com o cartaz da campanha ou entre em contato: 066. 996312233 . Vamos todos ajudar a essas crianças e adolescentes a darem um golpe de respeito!