Após mutirão de limpeza, população volta a jogar lixo em terrenos
Por Diário de Cáceres
06/02/2013 - 12:26
Deveria ser caso de polícia: três dias após a Prefeitura ter recolhido 500 toneladas de lixo durante o Mutirão contra a Dengue realizado no sábado, 02, pessoas voltam a jogar lixo em terrenos baldios.
Na tarde de ontem, 05, o coordenador da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Cáceres, José Braulino da Fonseca, mostrou que, no bairro Vitória Régia, em frente ao Restaurante Pantanal, local de onde no sábado havia sido retirado o total de 19 caminhões de lixo, a sujeira já voltava a se acumular.
Sacos contendo todo o tipo de lixo foram jogados no local. entre eles, um cachorro morto.
Braulino afirmou que a única solução será a prefeitura iniciar uma fiscalização rigorosa e punir severamente, com multas, quem for flagrado despejando lixo em locais impróprios.
"Estamos trabalhando com dificuldades, sem recursos, e lutando para evitar uma epidemia de dengue. Um local que foi totalmente limpo, três dias depois já apresenta sujeira. Falta conscientização por parte da população. Sem a ajuda dos moradores de Cáceres, a luta é infrutífera, e infelizmente medidas mais duras terão que ser tomadas".
A cidade registra ainda outros pontos de desova de lixo, como no entorno dos bairros São José, Poupex I e Monte Verde. Uma outra solução seria a realização de fiscalizações por parte da Polícia Ambiental e a própria denúncia de moradores, que podem(e devem) anotar a placa dos veículos que chegam aos locais e deixam o lixo.