IPTU: quem não pagar terá o nome inscrito no Serasa
Por assessoria
10/02/2013 - 17:39
A Prefeitura Municipal de Cáceres informa que a partir do mês de abril, os proprietários de imóveis já podem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2013. Aqueles que optarem por pagar em cota única ganham 30% de desconto se pagarem o imposto integral até o dia 30 de abril. Quem quitar o imposto integral até o dia 30 de maio, terá 20% de desconto. Outra opção é parcelar o valor sem descontos em até oito vezes iguais, com o vencimento da primeira parcela para o dia 30 de abril e da última parcela para o dia 30 de novembro.
Os débitos do IPTU referentes ao ano de 2012 foram encaminhados à dívida ativa. Os proprietários que não efetuaram o pagamento deverão procurar a Secretaria de Finanças para quitar suas pendências o mais rápido possível. Aqueles que não regularizarem suas dívidas podem ter seu nome encaminhado ao Serasa.
De acordo com o prefeito Francis Maris, uma das metas da Prefeitura Municipal é motivar a população a pagar o imposto em dia, aumentando a arrecadação e trazendo melhorias para o município. “É importante ressaltar que 50% do valor arrecadado pelo IPTU será revertido diretamente para obras nos bairros. A ideia é que sejam priorizados os bairros que mais contribuírem com o pagamento do imposto. Também será levantada a maior necessidade de cada região para que possamos levantar as prioridades que os próprios moradores definirem”, afirmou.
O prefeito ainda destacou ainda que os proprietários precisam declarar o valor venal de seu imóvel de maneira adequada. “Caso haja uma desapropriação, por exemplo, o valor pago ao dono do imóvel é o valor venal sobre o IPTU”, finalizou.