O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando obras de dragagem no Rio Paraguai, no Tramo Norte, que compreende os municípios de Cáceres (220 km de Cuiabá) e Corumbá (MS), para assegurar profundidade adequada e manter a navegação que está prejudicada em razão da seca histórica.
Já foram removidos 110 mil metros cúbicos de sedimentos de sete dos 25 pontos críticos identificados. O Rio Paraguai é o principal formador do Pantanal mato-grossense e é canal de navegação para exportação.
A dragagem continuará em operação até dezembro para realizar a escavação, carga, transporte e descarte do material dragado. O avanço da dragagem é contínuo.
Após a conclusão do trabalho em um ponto crítico, o equipamento de dragagem é imediatamente deslocado para a próxima área identificada como prioritária.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o atual nível d’água do Rio Paraguai é de 49 centímetros. Todos os demais rios que compõem a bacia do Paraguai também estão com níveis baixos.