Neste dia 7 de setembro acontecerá o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas na cidade de Cáceres – MT.
A concentração será em frente do Seminário Bom Pastor, na Av. Tancredo Neves, nº 1905, Jardim Padre Paulo, a partir das 16h. Os participantes realizarão uma caminhada até o barracão da paróquia Santíssima Trindade.
Neste trajeto, representantes da sociedade civil, das igrejas e dos movimentos sociais apresentarão os gritos da nossa região a partir dos eixos políticas públicas, democracia e soberania, violências estruturais, povos originários, mudanças climáticas, degradação de nascentes e desmatamentos.
Este ano o Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos de existência e resistência, denúncia e anúncio, consciente das tarefas de superação das desigualdades e de sua missão de descolonizar o mundo e a vida! O tema permanente do Grito é “Vida em primeiro lugar” e em 2024 o lema ressalta: “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?
O Grito dos Excluídos e das Excluídas é um processo de construção coletiva. É muito mais que um ato, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, espaço de animação e profecia, sempre aberto a grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas da população mais vulnerável.
Fruto da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre 1993-1994, o Grito emergiu como espaço de articulação popular por direitos e de denúncia das desigualdades históricas, causadas pelo sistema capitalista que exclui, degrada e mata.
A partir de 1996, o Grito dos Excluídos e Excluídas foi assumido pela CNBB que o aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do PRNM (Projeto Rumo ao Novo Milênio - doc. 56 nº 129).
Desde sempre, é um projeto vinculado à dimensão Sociotransformadora da CNBB, localizado no Setor das Pastorais Sociais.
O Grito emergiu como espaço que articula, denuncia, resiste e recria lutas locais e nacionais, suscitando a generosidade, a criatividade, a crença na própria força para anunciar e para sonhar com os pés no chão! 30 anos tecendo o Brasil que queremos!
Apostando na construção de um projeto popular desde os mais diferentes espaços e territórios urbanos e rurais, da floresta e das águas, nos grandes centros urbanos, municípios, pequenos vilarejos, “porões”.
Serviço:
30º Grito dos Excluídos e Excluídos 2024
Data: 07/09 (sábado)
Horário: 16h