A Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) sob a regência do maestro Erizane Nunes Mota e o Coral Vozes do Pantanal Integrado Unemat e IFMT atraíram pessoas de todas as idades para o Concerto Musical realizado na noite de ontem (10),na Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres. O público ouviu vasta seleção de músicas orquestradas entre canções nacionais e internacionais além das cantadas pelo Coral.
Muitos servidores da Unemat, acompanhados de suas famílias, prestigiaram o evento que recebeu muitos convidados e surpreendeu frequentadores habituais da Praça. O florista Mário Ferri, um dos espectadores surpreendidos pela apresentação cultural, resolveu ficar e apreciar. “Eu nem sabia, mas adorei, eventos como esse são muito necessários, tem muita gente que nunca teve oportunidade de ver e ouvir uma orquestra. Concertos musicais são cada vez mais raros e o mundo de hoje vem perdendo manifestações artísticas dessa natureza, uma pena”, comentou Ferri.
Também teve quem tivesse motivos para ir a Praça Barão, ver, ouvir e aplaudir o concerto musical. A psicóloga, Soaria Surubi, contou que a música faz parte das raízes de sua família. “A música me remete desde as mais antigas as mais atuais lembranças familiares. Hoje estou aqui também para prestigiar meu sobrinho e a enteada do meu irmão que participam da orquestra. Torço para que Cáceres experimente eventos culturais como esse mais vezes”, citou Surubi.
Ademais muitos jovens foram atraídos pelo concerto. Nelson Silva (16) foi a Praça com amigos e não resistiu a apresentação. “Estou achando muito legal, bonito e interessante. Eu curto de tudo um pouco, deveria ter mais vezes”, admitiu o rapaz.
O coordenador da Orquestra Sinfônica da Unemat, professor Anderson Amaral fez um balanço do evento que durou mais de 2 horas com a apresentação de 26 peças musicais, sendo 11 pelo Coral e 15 pela Orquestra. “Considero que o evento alcançou os objetivos propostos de oportunizar o acesso à cultura, ampliando o alcance da música orquestral, bem como do canto coral. Esta ação de difusão cultural visou a democratização desse gênero musical para toda a população da cidade, por meio de apresentações em eventos públicos. Além disso, o evento buscou divulgar as ações do Projeto Sinfonia na oferta gratuita de ensino de música e ampliar a visibilidade da Orquestra Sinfônica da Unemat. Houve boa participação do público que prestigiou o evento até o seu final, de forma direta, assistindo a apresentação em frente ao palco, bem como de forma indireta, sentado nos estabelecimentos comerciais e bancos da Praça Barão do Rio Branco”, pontuou Amaral.
O evento, gratuito e aberto a comunidade, foi contemplado pelo edital Cultura Cáceres Lei Paulo Gustavo, publicado pela Prefeitura Municipal de Cáceres, por intermédio do Ministério da Cultura, o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.