Câmara:gestão da água e saúde pública foram destaques na sessão
Por Diário de Cáceres
15/02/2013 - 10:23
O vereador Tarcísio Paulino (PSB), quer explicações detalhadas, através da Secretaria de Obras de Serviços Urbanos, de como funciona a gestão do abastecimento de água em Cáceres, sob a administração da empresa Nortec.
O vereador foi incisivo em suas colocações sobre o assunto, o que fez o vereador Marcinho Lacerda(PMDB), interferir e pedir que o assunto seja tratado de forma técnica e não política. Os ânimos se exaltaram e os dois vereadores tiveram que ser contidos.
A sessão de ontem (14), na Câmara, teve ainda indicações e requerimentos relacionados a área de Saúde. O vereador Edmilson Campos quer saber da Secretaria de Saúde como funciona toda a estrutura da saúde pública municipal.Ele quer explicações sobre os recursos destinados à saúde, estoque de medicamentos, demanda, material humano, se o Estado vai ou não assumir o Pronto Atendimento Médico e se o Postão vai voltar a funcionar no Hospital Regional. O vereador tem como proposta criar a "Sala do Vereador" no PAM, um mecanismo que, ao mesmo tempo em que fiscaliza a qualidade do atendimento e o comparecimento dos médicos aos plantões, serve para ouvir as demandas dos usuários. "Quero também a relação nominal de médicos contratados e o CRM de cada um. Nosso papel é fiscalizar e é o que faremos". Edmilson exemplificou dizendo que precisou do atendimento do PAM durante o Carnaval, pois um familiar apresentava sintomas da dengue. "O local estava superlotado e tinha apenas um médico de plantão".
O vereado Feliz Alvares, por sua vez, encaminhou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo listagem completa de funcionários, cargo ou função desempenhada,local de trabalho e onde está lotado,horário de entrada e saída,salário constando gratificação, incentivo, produção, de forma discriminada.Solicita ainda informações como:nomes dos
funcionários em licença maternidade(data de início e fim);funcionários em licença médica pela Prefeitura Municipal – menos de 30 dias. (data de início e fim); funcionários em licença médica pela Previ Cáceres – mais de 30 dias. (data de início e fim);
4- Funcionários em licença prêmio (data de início e fim);funcionários em férias (data de início e fim);
O vereador justifica sua ação afirmando que tais informações não constam no site da Prefeitura Municipal e que, por ser uma das pastas que possui o maior gasto em pagamento de salários, “sic”, e, devido a inúmeras reclamações referentes ao atendimento aos munícipes faz-se necessário o acesso a tais informações no sentido de fiscalizar a efetiva atuação dos profissionais desta pasta.
Veja o expediente da sessão no ícone Câmara Municipal.