Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Morre em Cáceres o último pracinha pantaneiro, Elidio de Souza Neves,  aos 102 anos de idade
Por João Arruda
26/11/2024 - 14:33

Foto: reprodução

Faleceu na noite desta segunda-feira (25.11), em Cáceres  - a 210 quilômetros Oeste-o veterano pracinha da Força Expedicionária Brasileira ( FEB), Elidio de Souza Neves,  aos 102 anos de idade. 

Soldado Souza,  seu nome de batismo no então 2° Batalhão de Fronteira, onde incorporou em 1943, juntamente com outros mato grossenses,  para compor o efetivo da FEB, com os Aliados da trincheira à qual o Brasil se posicionou contra os nazistas do Eixo. 

Recrutado em Poconé- MT, junto a outros colegas fez uma jornada de cinco dias,  a bordo de uma jardineira enfrentando estradas precárias com noites mal dormidas , enfim com todas as adversidades daquela época. 
Em Cáceres,  acabou sendo aproveitado nas seções burocráticas do batalhão , visto que era estudado e já auxiliava os pais do Cartório de Registros e de Notas,  na Comarca de Poconé. 

E,  devido as suas habilidades com a escrita, mesmo no pós guerra findada em agosto de 1945, Elidio ainda permaneceu por um total de seis anos na caserna. 

Ao deixar a farda optou por fixar em definitivo na cidade de Cáceres ,  casou se com a enfermeira Lídia Beltrão ( já falecida), casal teve filhos, netos,  bisnetos e tataranetos. 

Chegou a trabalhar em fazendas, e por derradeiro atuou como inspetor de alunos na renomada Escola Estadual Esperidião Marques,  conhecida como Grupo Escolar,  até a sua aposentadoria. 

Ele estava à cerca de duas semamas internado na UTI do Complexo do Hospital Regional de Cáceres, mas não conseguiu reagir a medicação e aos esforços das equipes médicas que o atenderam desde a sua chegada ao hospital. 

Carismático,  a notícia deixou Cáceres, consternada.

O corpo de Elidio,  está sendo velado no Complexo Funerário da Pax Silva,  próxima à sua residência na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Tiradentes,  área central de Cáceres. 

Até o fechamento desta edição,   o horário do sepultamento está previsto as 15 horas no Cemitério Vertical do Pax Silva,  localizado no Bairro DNER . Familiares dele dentro do Mato Grosso e fora do estado estariam se deslocando para Cáceres,  para se despedir de Elidio de Souza Neves. 

A prefeita Eliene Dias, divulgou nota de pesar à família. 

COMANDO DO 66° BATALHÃO FRONTEIRA JAURU HOMENAGEARÁ O BRAVO GUERREIRO 

Por determinação do coronel Alex Soares,  atual comandante em Cáceres,  designou a Comissão de Pêsames à que preste as honras devidas ao ex pracinha Elidio de Souza Neves. 

No momento do sepultamento o corneteiro do Batalhão,  tocará solenemente o " Silêncio ", numa demonstração de justa homenagem ao falecido. 

Carregando comentarios...