A Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, em parceria com a equipe pedagógica e a Equipe de Educação Especial e Inclusiva, concluiu, no dia 4 de dezembro de 2024, o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os profissionais da Prefeitura. A capacitação, que teve início em 21 de agosto, foi ministrada pela professora Tami Lessi Caldeira e teve aulas semanais todas as quartas-feiras, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
O curso de Libras é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres para promover a inclusão e o entendimento das pessoas surdas na comunidade. Além deste curso, em 2023, foram ofertados três módulos básicos de Libras a diferentes grupos de profissionais da educação, incluindo professores da Educação Especial e Inclusiva, motoristas da Secretaria Municipal de Educação (SME) e coordenadores. A medida visa garantir que todos os profissionais envolvidos com a educação de crianças e jovens do município tenham ferramentas para proporcionar um ambiente mais inclusivo para pessoas surdas.
O Secretário Municipal de Educação, Fransergio Rojas Piovesan, destacou a importância da formação contínua para os profissionais da área. “A formação em Libras é essencial para que possamos atender com qualidade as necessidades de comunicação de todas as pessoas, especialmente as surdas. Estamos comprometidos em promover a inclusão em nossas escolas e em todas as esferas da administração pública, para garantir que ninguém seja deixado para trás. O curso que concluímos é um passo importante para alcançarmos essa meta e ampliarmos o acesso à educação e à cidadania para todos”, afirmou Piovesan.
A oferta de cursos de Libras aos servidores públicos reflete o compromisso da Prefeitura de Cáceres com a inclusão, conforme preconizado pela Lei Nº 10.436/2002 e o Decreto Nº 5.626/2005, que reconhecem a Libras como meio legal de comunicação e expressão para as comunidades surdas no Brasil.
A psicóloga Doutora, Aline Rejane Caxito Braga, finaliza dizendo que com a conclusão dessa formação, os profissionais da Prefeitura de Cáceres se tornam mais capacitados para lidar com a diversidade linguística e cultural, fortalecendo a acessibilidade e a inclusão nas diversas áreas de atendimento à população.