Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
RESSOCIALIZAÇÃO - Projeto Reconstruindo Sonhos encerra primeira fase em Mirassol d’Oeste
Por André Macedo
10/01/2025 - 15:30

Foto: MPMT

Promover a reinserção social, contribuir com a ampliação da compreensão do sentido da vida e assegurar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Reconstruindo Sonhos”, que em dezembro do ano passado encerrou a primeira fase na Cadeia Pública de Mirassol d’Oeste (município distante 296km de Cuiabá).

 

Nesta primeira turma, iniciada em 27 de setembro e encerrada no dia 19 de dezembro, vinte reeducandos foram beneficiados com encontros semanais que abordaram temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, entre outros. O projeto segue em 2025 para a segunda fase, com a oferta de curso profissionalizante de gesseiro, a ser ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

 

“A luta contra a violência deve ser a mais integral possível. Com tanta violência nas ruas, muitas vezes se esquece de dar uma atenção quando ela vai para dentro do presídio. O projeto trabalha um lado cultural, trabalha um lado de dentro da pessoa e pode ajudá-la a entender a violência que dela saiu. Alguns presos saem tocados por si mesmos, o que ajuda a reduzir a violência que poderia voltar para fora dos presídios. O projeto ajuda quem quer ser ajudado”, destacou o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Mirassol d’Oeste, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro.

 

O encontro de encerramento da primeira fase contou com a participação da procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, do promotor de Justiça Emanuel Filartiga e sua equipe, e de seis alunos estagiários do curso de Psicologia, que atuam como multiplicadores voluntários do projeto. 

 

Parceiros interinstitucionais - O Reconstruindo Sonhos conta com parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Fundação Nova Chance (Funac), Instituto Ação Pela Paz e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Em Mirassol d’Oeste, conta ainda com apoio da prefeitura, por meio do Escritório Social do município.

Carregando comentarios...