As fortes chuvas no estado estão transformando estradas em rios e criando verdadeiras barreiras para o trabalho em campo em diversas regiões de Mato Grosso. A Energisa segue em estado de alerta com equipes de prontidão e atuando em conjunto com forças de segurança.
Em Bom Jardim, o caminho para regiões de chácaras está debaixo d’água. As equipes da Energisa tiveram dificuldade no acesso, sendo necessário uma rota alternativa para chegar na área rural.
As cidades de Rio Branco e Salto do Céu decretaram situação de emergência após as fortes chuvas provocarem alagamentos nas cidades e nas áreas rurais. Em Nova Nazaré até as ruas da cidade ficaram de baixo d’água.
A situação também se repete em outras regiões como Rondonópolis, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Novo São Joaquim, Guariba, Cotriguaçu, Juruena, entre outras. Em Cuiabá, a ocorrência foi diferente, mas também ligada a chuva, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Fernando Corrêa.
A companhia segue em estado de alerta, com equipes de prontidão, por conta da previsão de temporais em Mato Grosso. Com foco nas regiões alagadas, que estão impedindo o acesso para atendimento, a companhia segue em contato permanente com prefeituras e forças de segurança para atuação conjunta.
De acordo com o gerente de operação da Energisa Mato Grosso, Anderson Rodrigues, a empresa acompanha em tempo real toda a situação climática do estado. “E esse tipo de cenário impacta diretamente no nosso trabalho. Por exemplo, em regiões alagadas, se um cabo é rompido, nós fazemos o desligamento emergencial pra que o reparo seja feito. Estamos trabalhando em força-tarefa para solucionar todos os problemas e restabelecer o fornecimento de energia pontuais o mais rápido possível, com segurança”, explicou.
A previsão é de mais chuva
De acordo com dados do Grupo Storm, empresa especializada no monitoramento do clima e contratada para apoiar às ações da Energisa, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias.
O leste e sudeste de Mato Grosso amanheceram nesta quinta-feira com um elevado volume de chuva, passando dos 50mm. Durante a noite a expectativa é que a chuva reduza, mas não deve parar.
Na madrugada e manhã dessa sexta-feira, 17, a intensidade da chuva deve se intensificar novamente. Com isso os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100mm/24h.
"Campinápolis, Nova Xavantina, Indianópolis, Vale dos Sonhos, Araguaiana, Barra do Garças e General Carneiro estão nas áreas mais propiciais a temporais nessa sexta-feira” explicou Ana Paula Paes, meteorologista.
A orientação da empresa à população é que entre em contado com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.
Os canais da Energisa são:
Site: energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Call Center: 0800 64 64 196