Para manter viva a tradição cristã do consumo de pescado na Sexta-feira Santa, a Prefeitura de Cáceres anuncia mais uma edição do programa Peixe Santo.
O evento, que disponibiliza peixes de água doce diretamente dos pequenos produtores rurais, acontecerá de 16 a 18 de abril. O quilo do peixe, já limpo, será vendido por R$ 20,00. A expectativa da Prefeitura é que sejam comercializadas de três a quatro toneladas de pescado. Os peixes disponíveis nesta edição são Tambatinga, Tambaqui e Matrinchã.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Vilson Sato, até o momento foram definidos oito pontos estratégicos para a comercialização do pescado, podendo haver ampliações. “Os locais escolhidos são a sede da Prefeitura (COC), a Secretaria de Cultura e Turismo (Sematur), rotatória do bairro DNER, Mercado da Cida, casa do Da Cunha (Vila Mariana), Jardim das Oliveiras, Cohab Nova, Junco e rua Dormevil Farias. Outros pontos poderão ser incluídos conforme a necessidade”, afirmou.
Sato destacou que a ampliação dos pontos de venda visa evitar aglomerações. “Esse projeto reúne um grande número de consumidores todos os anos. A descentralização da venda contribui para uma melhor organização e, ao mesmo tempo, fortalece a economia local, beneficiando tanto os pequenos produtores quanto a população, que pode adquirir pescado a preços acessíveis”, avaliou.
O secretário também ressaltou o compromisso da prefeitura com o incentivo à piscicultura. “Temos trabalhado para fortalecer esse setor, abrindo tanques, oferecendo suporte técnico e distribuindo alevinos aos pequenos produtores, permitindo que mais pessoas ingressem na atividade”, pontuou.
A prefeita Eliene Liberato Dias celebrou mais uma edição do programa, que alia tradição religiosa e desenvolvimento econômico. “Estamos incentivando a produção local e criando oportunidades para que os piscicultores comercializem seus produtos diretamente com a comunidade. O Peixe Santo é uma iniciativa que valoriza nossa cultura e promove o acesso ao pescado a preços justos”, destacou.