A Prefeitura de Cáceres segue incentivando o pequeno produtor rural por meio da Lei Porteira Adentro, que autoriza máquinas e veículos do município a realizarem serviços de escavação, terraplanagem, aberturas de valas, e outras ações em pequenas propriedades rurais da agricultura familiar, arcando o interessado com os custos de combustível e as manutenções ordinárias indispensáveis para utilização dos equipamentos durante a execução dos serviços.
O programa tem impulsionado a piscicultura na região e gerado impactos positivos tanto na economia quanto na preservação ambiental. Com a abertura de tanques de peixes, a iniciativa amplia a produção de pescado e contribui para a conservação dos recursos hídricos, garantindo que mais áreas sejam preservadas e que os rios tenham menor pressão sobre suas populações de peixes.
Na tarde de ontem (02/04), o secretário municipal de Agricultura, Vilson Sato, visitou duas propriedades rurais que estão colhendo os frutos desse incentivo. No sítio São Gonçalo, de propriedade de Esli Sanches Romão, a piscicultura já é uma realidade promissora. Ele conta que, com o apoio da Prefeitura, conseguiu expandir seus tanques e, nesta safra, estima comercializar até três toneladas de pescado na Campanha Peixe Santo, promovida pelo município. Em sua produção, ele investe em diversas espécies como Tambatinga, Tambaqui, Pirapitinga, Matrinchã, Pintado, Tilápia e Pirarucu, consolidando a piscicultura como uma importante fonte de renda para pequenos produtores.
Esli destaca ainda que o suporte do poder público tem sido essencial. "Desde a gestão passada da prefeita Eliene, com o professor Domingos Oliveira à frente da Secretaria de Agricultura, até agora com o secretário Vilson Sato, a Prefeitura tem nos dado suporte para ampliar os tanques e fortalecer a produção. Isso faz toda a diferença para o pequeno produtor. Também agradeço ao Senar pelo apoio técnico recebido", afirmou.
Romão ainda anunciou que em breve vai oportunizar em um dos tanques a modalidade pesque e pague, como mais uma fonte de renda e oportunidade de pesca não predatória para cacerenses e visitantes.
Outro beneficiado pelo programa é o produtor Antônio Marquês, do Sítio Serra Dourada. Ele também está recebendo o apoio da Prefeitura, que está construindo um tanque em sua propriedade para criar peixes e garantir reserva de água para o gado durante o período de estiagem. "Essa parceria é fundamental. Eu entro com o diesel e o pagamento do operador, enquanto a Prefeitura fornece a máquina. Isso me gera uma economia de mais de 70% em comparação com a contratação de uma máquina particular com operador. Em breve, terei mais uma atividade no meu sítio, agregando renda e segurança hídrica", comemorou.
Para o secretário de Agricultura, Vilson Sato, estimular a piscicultura é um passo estratégico tanto para o fortalecimento da agricultura familiar quanto para a sustentabilidade ambiental. "Com mais tanques de peixes sendo abertos, reduzimos a pressão sobre os rios e incentivamos uma forma de produção sustentável. Essa é uma oportunidade valiosa para os pequenos produtores melhorarem sua renda e, ao mesmo tempo, ajudarem a preservar os recursos naturais, que são nossos rios."
Sato informou que entre tanques, represas e barraginhas, foram abertos aproximadamente 1.000 desses reservatórios.
A prefeita Eliene Liberato Dias ressalta que a Lei Porteira Adentro vem cumprindo sua missão de incentivar o homem do campo. "Nosso objetivo é proporcionar condições para que os pequenos produtores diversifiquem suas atividades, gerando mais renda e qualidade de vida para suas famílias. A piscicultura é um setor promissor e estamos comprometidos em fortalecer essa cadeia produtiva."
O impacto desse incentivo à piscicultura também se reflete no abastecimento de pescado para a população. A Campanha Peixe Santo, promovida anualmente pela Prefeitura, possibilita que as famílias tenham acesso a pescado a preços acessíveis, garantindo alimento de qualidade e estimulando o consumo de peixes produzidos localmente.
“Com a ampliação da piscicultura e a crescente adesão de produtores ao programa, Cáceres se destaca como um município que alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental, mostrando que investir no pequeno produtor é um caminho viável e sustentável para o futuro” conclui Eliene Liberato.