Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso lamenta mortes violentas de dois moradores de rua em Cuiabá
Por Assessoria
10/04/2025 - 19:34

Foto: assessoria

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio do Grupo Estratégico na Defesa da População em Situação de Rua (Gaedic/Pop Rua), lamenta profundamente as mortes violentas de Cleia e Ney, pessoas em situação de rua, ocorridas nesta quarta-feira (09), em Cuiabá.


Mais do que lamentar, a Defensoria reafirma seu compromisso histórico e permanente com a defesa dos direitos dessa população, que enfrenta diariamente a invisibilidade social, o preconceito e a negligência institucional.


Como custos vulnerabilis – guardiã dos vulneráveis –, a Defensoria Pública atuará nos casos para assegurar que os processos sejam conduzidos com seriedade, transparência e respeito à dignidade, mesmo que não represente diretamente nenhuma das partes, garantindo que o caso não seja tratado com menor importância devido ao perfil social das vítimas, e evitando que haja arquivamento precoce ou investigação superficial em comparação a pessoas de outras classes sociais.


Toda vida importa – especialmente as que foram marginalizadas e esquecidas – e, por isso, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso continuará sua atuação no combate à seletividade penal e institucional, tendo em vista que pessoas em situação de rua, historicamente, enfrentam negligência e estigmatização.


Por fim, reforçamos que episódios como estes exigem não apenas apuração rigorosa, mas também mudanças estruturais e políticas públicas efetivas, que respeitem os direitos humanos e garantam segurança, saúde, moradia e dignidade às pessoas em situação de rua.

Carregando comentarios...