A Vara de Cáceres se destaca no prazo médio do ajuizamento da ação até a sentença, que ficou abaixo da média nacional e do TRT/MT: em 2024 foram 102,96 dias, contra 197 dias e 123,3 dias, respectivamente. A unidade, localizada às margens do Rio Paraguai, abriu o calendário anual de correições do Tribunal nessa quarta (09).
Durante a inspeção, que avalia a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, foi destacado também o cumprimento das metas 1, 2 e 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Anualmente, o TRT/MT faz correições em todas as varas do estado e nas unidades de apoio judiciário. Nestas ocasiões, verificam-se o cumprimento dos prazos, a produtividade e são repassadas orientações, além de ser uma oportunidade para conhecer as boas práticas adotadas e verificar a realidade das unidades.
Advocacia
A correição em Cáceres contou também com a participação de nove advogados que foram recebidos pela corregedora e presidente, desembargadora Adenir Carruesco.
Ao apresentar as demandas da categoria, a presidente da Subseção de Cáceres da OAB/MT, Cibeli Simões, também elogiou o trabalho realizado na unidade. “A Vara de Cáceres tem desenvolvido um grande trabalho para a sociedade cacerense. Além da prestação jurisdicional célere e adequada, os servidores entregam um trabalho de muita qualidade onde exercem com zelo e eficiência a responsabilidade de servir”, destacou.
Treinamento
As atividades de Correição contaram com a presença do técnico de enfermagem do Tribunal, Antônio Madson. Representando a
Coordenadoria de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida (CSFQV), ele ministrou um curso de primeiros socorros para todos que atuam na VT de Cáceres.
O servidor dá seguimento ao projeto de treinamento de magistrados e servidores em reanimação cardiorrespiratória já iniciado nas unidades do complexo-sede e aproveita para fazer o rastreamento de diabetes e hipertensão da equipe.
A ação ocorre no contexto do projeto Correições Participativas, que busca integrar unidades de apoio do Tribunal nos trabalhos feitos no interior.
Equipe
A Vara de Cáceres é uma das mais antigas do estado. Foi instalada em 1992, um ano antes da instalação do TRT/MT.
Na unidade atuam o juiz titular Anésio Yssao e os servidores Antônio Batista, Cézare Pastorello (diretor), Ellys Pache, Janderson da Silva, Josemar dos Santos, Solange Leiva e Vanessa Simon.
A correição na Vara de Cáceres foi composta pela presidente, desembargadora Adenir Carruesco, a juíza auxiliar da Presidência Leda Lima, o secretário-geral Judiciário, Robson Yoshihara, o secretário da Corregedoria, Sérgio Ferraz, o técnico de enfermagem Antônio Madson e os policiais judiciais Cícero Ayres, Donálcio Lima e Josenildo Ferreira.