Diante do colapso do sistema de saúde pública em Cáceres (MT), vereadores e vereadoras se reuniram em caráter de urgência nesta sexta-feira (2), no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, para discutir ações estratégicas. Participaram do encontro o vice-prefeito Luiz Landim e o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique.
O foco principal da discussão foi a superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deveria acolher pacientes por no máximo 24 horas, até serem transferidos ao Hospital Regional. No entanto, a falta de vagas no hospital estadual tem impedido essa regulação, resultando em um colapso na UPA e em todo o sistema local.
Para buscar soluções, a Câmara Municipal agendou uma reunião ampliada para a próxima quinta-feira (8), às 19h, com representantes do Ministério Público, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, Assembleia Legislativa e a prefeita Eliene Liberato. O secretário Cláudio Henrique fará uma apresentação detalhada sobre a situação atual, informando que mais de 500 pessoas foram atendidas nos últimos meses, sobrecarregando as unidades locais.
Os vereadores também solicitarão dados oficiais ao Hospital Regional, que é administrado pelo governo estadual. A expectativa é que, com números concretos em mãos, sejam definidas ações efetivas para conter o caos na saúde municipal.
Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira os vereadores Flávio Negação (presidente da Câmara), Elis Enfermeira (1ª secretária), Jorge Augusto, Pacheco Cabeleireiro, Franco Valério e Magaly Silva.