Na última semana, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, esteve em Cuiabá em busca de soluções para melhorar o atendimento na saúde, incluindo a ampliação de leitos hospitalares no Hospital Regional e no anexo São Luiz.
Na manhã desta quinta-feira (08/05), a prefeita, recebeu a visita do secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, do secretário de Saúde, Juliano Melo, e do deputado estadual Valmir Moretto, representante da região na Assembleia Legislativa. O objetivo da visita foi acompanhar de perto as demandas de saúde, avaliar as estruturas hospitalares e conceder uma entrevista coletiva à imprensa local. O presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Flávio Antônio Lara Silva, juntamente com vereadores, secretários municipais e os prefeitos de Salto do Céu, Mauto Espíndola, e de Mirassol D’Oeste, Hector Alvarez, também participaram das atividades.
A comitiva iniciou a agenda no antigo Hospital O Bom Samaritano, que hoje pertence ao município de Cáceres. A possibilidade de transformar o local em uma Casa Maternal, gerida pelo município em parceria com o estado, foi discutida. Segundo o secretário Fábio Garcia, a Casa Maternal atenderia gestantes e realizaria procedimentos de baixo risco, contribuindo para desafogar o fluxo de internações nos hospitais regionais de Cáceres. Garcia também anunciou que o Hospital Regional de Cáceres e o anexo São Luiz deverão ser administrados por uma Organização Social de Saúde (OSS). O objetivo da medida é implementar um novo modelo de gestão em diversos hospitais de Mato Grosso, com foco na otimização do atendimento à saúde pública. Ele mencionou ainda a possibilidade de o Hospital Albert Einstein ser o responsável pela administração, o que contribuiria para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de saúde pública. Garcia também informou que, nos próximos dias, uma equipe técnica do estado estará em Cáceres para realizar levantamentos visando o aumento de leitos de urgência e emergência no Hospital Regional.
Em reunião em seu gabinete, a prefeita Eliene destacou os avanços na área da saúde e os aportes financeiros recebidos do governador Mauro Mendes. Ela enfatizou a importância da união entre os representantes políticos de Cáceres e da região para promover melhorias no setor. “Estamos buscando soluções para melhorar o atendimento na saúde e minimizar os impactos do aumento expressivo na demanda por serviços", afirmou. Além disso, Eliene anunciou para o próximo sábado (10) o retorno do Sentinela, um atendimento emergencial voltado para crianças que necessitem de cuidados de urgência. O objetivo é reduzir o volume de atendimentos na UPA. O serviço será realizado no CEM, das 19h às 01h.
A prefeita também noticiou que, nos próximos dias, convocará mais aprovados no concurso público para reforçar a equipe de saúde municipal. Serão chamados enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos bioquímicos e fisioterapeutas.
O deputado Valmir Moretto ressaltou sua atuação em favor da região oeste, com destaque para o apoio à Santa Casa de Pontes e Lacerda e à gestão para a construção de um hospital regional naquela cidade, o que ajudaria a desafogar as demandas e internações no Hospital Regional de Cáceres, atendendo os municípios vizinhos. Moretto também falou dos aportes e emendas destinadas a Cáceres e as frequentes gestões em prol do município.
Por fim, o secretário de Saúde, Juliano Melo, apresentou as ações em andamento na saúde e os projetos a médio e longo prazo para melhorar o funcionamento dos dois hospitais estaduais em Cáceres. Ele mencionou o planejamento para a implementação de uma unidade de ressonância no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, além de uma unidade de hemodinâmica no anexo São Luiz.