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Projeto “Cuidando de Mim e do Outro” leva ações de proteção contra violências na infância a estudantes da Educação Especial em Cáceres
Por Esdras Crepaldi
16/05/2025 - 16:26

Foto: assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, por meio da Coordenadoria Pedagógica e da equipe de Educação Especial e Inclusiva, realiza neste mês de maio o projeto “Cuidando de Mim e do Outro: Educando para Proteção das Violências na Infância”, com foco nos alunos da Educação Especial da rede municipal de ensino.

O projeto foi idealizado com o objetivo de orientar e proteger crianças com deficiência contra diversos tipos de violência, em especial o abuso e a exploração sexual. A iniciativa é direcionada aos estudantes atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) e Ensino de Libras, por meio de ações pedagógicas acessíveis, sensíveis e inclusivas.

A psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga, da equipe de Educação Especial da SME, destaca a importância da ação no contexto das vulnerabilidades enfrentadas por esse público.

“Crianças com deficiência muitas vezes têm maior dependência de adultos, dificuldades de comunicação e compreensão, o que aumenta os riscos de violência. Esse projeto é uma forma de promover o direito à proteção por meio da educação e da conscientização. Trabalhar o corpo, os sentimentos e os limites de forma lúdica e acessível é essencial para garantir a segurança desses alunos”, explica.

Entre as metodologias adotadas, estão oficinas sensoriais, atividades lúdicas e materiais adaptados. As ações são baseadas em projetos como o “Eu Me Protejo” e o “Crianças, Atenção ao Sinal”, este último desenvolvido pela SME em parceria com a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Cáceres. Uma das atividades mais relevantes é o Semáforo do Toque, no qual os alunos, com auxílio dos professores, aprendem a identificar partes do corpo e compreender os tipos de toque, distinguindo o que é seguro do que não é.

A coordenadora pedagógica Luciana Gattass Crepaldi ressalta o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva e protetiva:

“Estamos preparando os profissionais com materiais e estratégias específicas para lidar com esse tema delicado de forma respeitosa. Queremos garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso à informação, saibam reconhecer situações de risco e sintam-se empoderados para se proteger.”

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, reforça que o projeto se alinha com a política pública de cuidado integral à infância.

“Esse é um trabalho que vai além da sala de aula. Estamos formando cidadãos mais conscientes e garantindo que nossas crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, sejam protegidos. É dever do poder público agir preventivamente, e a escola é um espaço estratégico para isso.”

O projeto terá início com uma reunião de formação com os professores das Salas de Recursos, prevista para os dias 13 ou 16 de maio. As atividades com os alunos serão desenvolvidas entre os dias 19 e 23 de maio, e a entrega das evidências (fotos, vídeos e registros) deverá ocorrer no dia 27 de maio.

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