Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Do campo para o coração das famílias brasileiras: Chico Bento dá voz ao agro mato-grossense
Por Vania Costa
18/06/2025 - 21:19

Foto: divulgação

No calor da terra produtiva de Mato Grosso, onde o sol nasce cedo e a vida pulsa no ritmo da natureza, uma nova história começa a ser contada. E, dessa vez, ela ganha as cores da infância, o sabor das lembranças e o afeto das memórias que moram no coração de gerações. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que orgulhosamente carrega o slogan “A Casa da Família Rural”, lançou oficialmente, nesta quarta-feira (18/06), a parceria com a MSP Estúdios, trazendo para o centro da comunicação do agronegócio mato-grossense ninguém menos que o amado Chico Bento.

 

O personagem criado por Mauricio de Sousa, que há décadas representa com ternura a infância vivida no campo, foi escolhido para ser o porta-voz de um projeto que vai muito além da comunicação: é uma ponte entre a cidade e o campo, entre tradição e futuro, entre saber e sentir. A escolha de Chico Bento como protagonista dessa campanha é um gesto representativo e impactante. Ele representa o menino do campo brasileiro, simples, observador, conectado à natureza e cheio de sabedoria popular. Mas, agora, Chico também será mensageiro da sustentabilidade, da educação rural, da verdade sobre a produção de alimentos e da beleza da vida no campo.

 

Durante o lançamento, que reuniu a imprensa da Baixada Cuiabana e emocionou todos os presentes, a Famato, representada pelo seu presidente, Vilmondes Sebastião Tomain, apresentou ao público a iniciativa nascida da Comissão Famato Mulher, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), dentro do projeto “Pequenos do Agro”.

 

Representando a MSP Estúdios estiveram presentes os diretores Fábio Junqueira (Executivo) e Rodrigo Paiva (Licenciamentos). Rodrigo fez uma apresentação destacando a liderança da MSP na indústria criativa brasileira.

 

 

Com mais de 1 bilhão de revistas vendidas, a franquia se mantém entre os gigantes do entretenimento nacional, ocupando o 5º lugar entre os canais infantis no YouTube Brasil, acumulando mais de 15,6 bilhões de visualizações na plataforma, além de contar com mais de 4 mil produtos licenciados e mais de 1 milhão de visitantes anuais em parques e atrações de live experience.

 

“Nossas histórias fazem parte da vida de 4 gerações de brasileiros”, destacou Rodrigo, ao enfatizar a conexão familiar que a marca representa. Ele também ressaltou a força digital da Turma da Mônica, com mais de 1,1 milhão de seguidores no Facebook, 1,6 milhão no Instagram, mais de 350 mil no X (antigo Twitter) e mais de 16 milhões de visualizações no TikTok. Entre os personagens, Chico Bento foi lembrado como o caipira mais amado do Brasil, embaixador do WWF-Brasil e defensor das nascentes do Pantanal, com mais de 1,2 milhão de gibis vendidos apenas em 2024.

 

 

O objetivo da parceria entre o Sistema Famato/Senar e a MSP Estúdios é claro: comunicar com verdade, leveza e afeto o que é o agronegócio, especialmente para as novas gerações. O conteúdo está sendo construído e pensado para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos, tanto do campo quanto da cidade. Serão produzidos gibis inéditos, vídeos curtos no estilo das redes sociais e materiais educativos gratuitos, aprovados por pedagogos e recheados de informação do dia a dia no campo.

 

Com a Turma da Mônica, que tradicionalmente vive na cidade, e Chico Bento, filho do campo, a campanha cria um encontro afetuoso entre dois mundos que, embora diferentes, se complementam. A maioria das famílias brasileiras tem memórias com esses personagens. Foram eles que, muitas vezes, ensinaram os primeiros valores sobre amizade, respeito, meio ambiente e cidadania. Agora, essa turma vai ajudar a desmistificar inverdades sobre o agronegócio e explicar de forma lúdica temas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos e até o que são commodities.

 

Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, essa é uma oportunidade única de fazer o agro ser compreendido pela sociedade como ele realmente é. “Estamos falando com crianças e jovens de forma lúdica, mas com a responsabilidade de sempre. Essa geração vai construir o futuro e precisa ter acesso à verdade sobre o campo. Queremos que o campo entre na cidade e que a cidade visite o campo, de forma simbólica e real. Que se conheçam, se respeitem e caminhem juntos”, disse Vilmondes.

 

 

O projeto será aplicado inicialmente em programas já desenvolvidos pelo Senar-MT, como o Cine Senar, Filhos do Campo, Semeia, o Mutirão Rural e as escolas atendidas pela instituição. Além disso, o conteúdo chegará às redes sociais, às feiras agropecuárias e às ações da Comissão Famato Mulher no campo e na cidade. É uma campanha educativa, afetiva e transformadora.

 

A escolha de Chico Bento é mais que um acerto estratégico. É um reencontro do Brasil consigo mesmo. É lembrar que por trás de cada alimento que chega à mesa há mãos que plantam, há ciência, tecnologia e, principalmente, amor. O amor pelo campo, pela terra e pelas pessoas. O campo é onde tudo começa, mas é na união com a cidade que tudo floresce.

 

O agro, muitas vezes, foi mal interpretado, colocado em narrativas de confronto com a cidade ou o meio ambiente. Essa lógica não contribui para soluções reais. O que a Famato propõe com essa campanha é um novo olhar: o da cooperação, da coexistência equilibrada entre produção e conservação, entre gente e natureza, entre campo e cidade. A sustentabilidade não é um conceito abstrato para quem vive da terra. Ela é condição de sobrevivência, de futuro, de dignidade.

 

Essa é uma campanha que nasce com cheiro de terra molhada e com o calor do forno de lenha. Que fala do presente com a linguagem do afeto, e que planta sementes de entendimento, diálogo e respeito. Com Chico Bento na linha de frente, o agro de Mato Grosso se apresenta, não como problema, mas como parte essencial da solução.

 

“Na Famato, temos orgulho de dizer que somos "A Casa da Família Rural". E como toda casa que acolhe, educa e constrói valores, queremos abrir as portas do campo para toda a sociedade. A parceria com a Turma da Mônica e com o nosso querido Chico Bento é a maneira mais bonita e verdadeira de fazer isso acontecer. Estamos falando com as crianças, com os jovens e com as famílias, levando informação e afeto ao mesmo tempo. Não existe cidade sem campo, nem campo sem cidade. O que existe é um Brasil que pode ser mais forte quando se conhece, se respeita e trabalha junto. Essa campanha é um passo para esse Brasil mais unido, mais consciente e mais justo. É com orgulho, emoção e responsabilidade que colocamos o Chico Bento como nosso embaixador, levando consigo o que temos de mais bonito: nossa verdade, nossa simplicidade, nossa raiz e nosso amor pelo campo”, finalizou o presidente Vilmondes Tomain.

 

 

Carregando comentarios...