A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, informa que nos dias 03 e 04 de julho, durante o horário de expediente (07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30), estará realizando a pré-inscrição de novas famílias no Programa Ser Família. A ação ocorrerá nas unidades CRAS 1 e CRAS 2, localizadas no município.
O Programa Ser Família é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, à qual o município de Cáceres aderiu com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e promover cidadania, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade. Através do programa, os beneficiários têm acesso a auxílio financeiro, cursos de capacitação e serviços socioassistenciais.
A pré-inscrição é voltada a famílias residentes em Cáceres, com CADÚNICO atualizado, renda per capita de até R$ 218,00 e que preferencialmente não estejam inseridas no Programa Bolsa Família. Além disso, para participar, a família deve atender ao menos um dos seguintes critérios.
Mulher como única responsável pelo domicílio ou inscrita em programas sociais; Residência em área de risco, insalubre ou situação de desabrigo; Presença de pessoa com deficiência permanente, total ou parcial; Presença de membro com doença que impossibilite, comprovadamente, o trabalho regular; Integrante com idade igual ou superior a 60 anos; Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado; Pessoa em tratamento para dependência química; Mulher ou outro membro da família vítima de violência doméstica ou sexual; Presença de membros pertencentes a comunidades tradicionais (indígenas ou quilombolas); Existência de trabalho infantil no núcleo familiar.
A secretária municipal de Assistência Social, Leliane Barros da Silva, reforça a importância da participação das famílias que se enquadram nos critérios. “O Programa Ser Família oferece benefícios importantes para quem mais precisa, como o auxílio financeiro e acesso a políticas públicas de fortalecimento da cidadania. É fundamental que as famílias fiquem atentas aos prazos e requisitos”, destacou.