Na manhã desta quinta-feira (03), a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres, Alessandra Castilho, recebeu os artistas plásticos e artesãos Carlos Viana Costa e Tocha Máximus Décimus Meridius para apresentar um projeto inovador que promete encantar visitantes do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe).
A proposta dos artistas é espalhar esculturas representando animais, aves e elementos típicos da cultura cacerense pelos gramados e espaços da Secretaria de Turismo e Cultura (Sematur), criando uma verdadeira galeria a céu aberto que homenageia a rica fauna, flora e identidade local.
De acordo com os artistas, diversas peças já estarão prontas para a edição deste ano do FIPe, mas o projeto seguirá em produção após o festival, com novas obras sendo entregues gradualmente.
Como amostra do que vem por aí, Tocha Máximus trouxe uma escultura de onça feita em pó de pedra, impressionando pela riqueza de detalhes. Natural de Lambari D’Oeste, ele destacou sua felicidade em contribuir com o FIP e com a cultura de Cáceres.
“É muito bom estar aqui e poder participar do FIP. Já deixei minha arte em Lambari, com esculturas como um enorme lambari e um dourado de sete metros, e em Curvelândia, com a escultura de um homem carregando um queijo, valorizando a festa do queijo. Agora, poder contribuir com minha arte em Cáceres é uma honra”, ressaltou Máximus.
Carlos Viana Costa também enfatizou a importância cultural do projeto.
“Essa é uma forma de valorizar a cultura pantaneira e os elementos que fazem parte da fauna, da flora e da vida dos cacerenses. São peças que representam quem somos”, observou Carlos.
A secretária Alessandra Castilho ficou encantada com a proposta e reforçou o compromisso da gestão em promover a cultura local.
“Valorizar a cultura pantaneira é dar voz à nossa identidade e permitir que visitantes se conectem com o que temos de mais genuíno”, destacou.
Para Alessandra o projeto reforça o espírito do FIPe, que vai além da pesca esportiva e se firma cada vez mais como uma vitrine da cultura, arte e tradição regional.