Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Última semana para votar no prato finalista do Encantos da Gastronomia de Cáceres
Por Assessoria de Comunicação ∣ Senac/MT
23/07/2025 - 08:36

Foto: divulgação

Três finalistas disputam o título de prato típico do município de Cáceres.

 

 

O sabor e a magia por trás da gastronomia marcam o projeto Encantos da Gastronomia, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT). A 2ª edição, etapa Cáceres, encaminha-se para a última semana de votação para eleger o prato típico da cidade. O eleito será conhecido na festa de encerramento que ocorrerá no dia 01 de agosto, no Centro de Eventos 'Maria Sophia da Silva Leite', no município.

Concorrem à honraria os pratos Maria Isabel por Abadia Helena de Jesus Silva, Carne Seca com Mandioca por Elisabete Duarte Antunes Dutra, e Filé de Pintado à Boróro por Felipe Américo Pereira Leite. A votação é online e pode ser feita pelo https://formulario.mt.senac.br/lead/vote-encantos-caceres.

O projeto Encantos da Gastronomia visa impulsionar o turismo, por meio da culinária tradicional de cada região, criando atrativos para quem visita. O concurso elege um prato por votação popular, que se torna, via lei municipal, o prato típico da cidade.

O diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer, explica que a iniciativa gera impacto nos municípios por onde passa e que a próxima edição já tem o local escolhido para acontecer.

“Em sua segunda edição, o projeto Encantos da Gastronomia se consolida como uma ação de grande impacto cultural, social e econômico nos municípios em que passa e promove a valorização das identidades locais. Estamos orgulhosos dos talentos que se revelaram nessa edição e já nos preparamos para levar esse mesmo encantamento a Sorriso, que será palco da edição 2026”, afirma o diretor regional.

Conheça os pratos

Carne Seca com Mandioca

Autoria – Elisabete Duarte Antunes Dutra

A combinação entre carne seca e mandioca remonta à alimentação básica dos povos escravizados no Brasil do século XVIII, especialmente em regiões como Mato Grosso. A autora, natural de Cáceres, cresceu consumindo esse prato preparado por sua mãe, sempre acompanhado de arroz e feijão. Para ela, a receita representa uma memória afetiva e energética, muito comum nas casas e sítios da região.

Maria Isabel

Autoria – Abadia Helena de Jesus Silva

Apaixonada por culinária, especialmente pelas comidas típicas de Cáceres e região, a autora compartilha uma versão afetiva do prato Maria Isabel. Com experiência anterior em uma marmitaria, ela vê na gastronomia uma forma de expressão e sonha em retornar ao ramo. Inscreveu-se no concurso movida pelo amor à cozinha regional e pelo prazer de valorizar a cultura alimentar local.

Filé de Pintado a Bororo

Autoria – Felipe Américo Pereira Leite

Símbolo do encontro entre o rio, a aldeia e a roça, o Filé de Pintado a Bororo homenageia o Pantanal e o povo indígena Bororo, originário da região. O peixe, empanado e frito, ganha cobertura de creme de milho e gratinado com queijo, unindo técnicas caipiras e ingredientes ancestrais. A receita, ainda sem registros literários de origem, é servida em alguns restaurantes de Cáceres e costuma ser acompanhada de arroz, pirão e farofa de banana com cumbaru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...