Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesca de Canoa mantém viva a tradição ribeirinha no 42º FIPe, largada reuniu grande público
Por Esdras Crepaldi
09/08/2025 - 15:24

Foto: Ronivon Barros

A largada da edição 2025 da prova de pesca de canoa no FIPe, aconteceu neste sábado (09/08), no início da tarde, e foi marcada pela beleza singular das embarcações tradicionais deslizando sobre o Rio Paraguai.

Na presença da prefeita Eliene Liberato Dias e do deputado estadual Júlio Campos, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, o cerimonial de largada cumpriu um grande ritual. A pescadora esportiva artesanal Eneide Barros proclamou a juramento do pescador para 145 equipes, ao todo 290 participantes.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Castilho, a Pesca de Canoa é um espetáculo que une esporte, tradição e turismo.

“Além de resgatar a beleza da pesca artesanal, a prova valoriza o conhecimento dos ribeirinhos e permite que eles compartilhem suas habilidades com visitantes e turistas, fortalecendo ainda mais o FIPe”, destacou Alessandra.

Os vencedores desta edição serão premiados com R$ 30 mil para o primeiro lugar, valorizando o esforço e a dedicação dos competidores.

Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, a prova representa muito mais do que uma competição.

“A pesca de canoa é parte viva do FIPe, pois preserva a história e a cultura dos pescadores ribeirinhos, que escreveram páginas importantes da biografia do Rio Paraguai e da nossa cidade. Ao reconhecer a importância do pescador artesanal, convido toda a população a prestigiar esta grande prova, que certamente encanta a todos”, afirmou.

Ela emenda observando que , a Pesca de Canoa reafirma seu papel no 42º FIPe como um símbolo de resistência cultural, valorizando a tradição e mantendo viva a conexão entre o rio, seus guardiões e a história de Cáceres.

Carregando comentarios...