Com o objetivo de promover a educação ambiental, incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e servir de exemplo para outras instituições, a Escola Municipal Vila Real desenvolve, desde 2024, o projeto Horta Escolar. A iniciativa nasceu do empenho dos professores Dra. Márcia Barros, Mestre Antônio Sidney, Especialista Laura Pereira, ADI Wellen Deluque, do professor colaborador do IFMT Dr. Ademilson Cunha e de membros da comunidade do Bairro Vila Real, com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contribuições de parceiros locais.
No início, os canteiros eram feitos diretamente no solo. Já em 2025, a estrutura ganhou um importante avanço com a construção de canteiros de alvenaria, proporcionando mais organização e melhor aproveitamento do espaço. A manutenção e limpeza da horta são realizadas em sistema de revezamento entre as turmas, estimulando o senso de responsabilidade e o cuidado coletivo.
Para o professor Antônio Sidney, a culminância do projeto representa muito mais do que a colheita dos alimentos cultivados. “Trata-se de um aprendizado prático e contínuo, que conecta os alunos à terra e fortalece a consciência sobre a importância da alimentação saudável e da sustentabilidade”, afirmou Antônio.
A coordenadora, professora Dra. Márcia Barros ressalta que envolver os estudantes em atividades pedagógicas como a horta estimula valores essenciais. “O contato direto com o cultivo desperta a cooperação, a disciplina e a valorização do alimento, além de integrar diferentes áreas do conhecimento”, assinalou.
Já a coordenadora pedagógica da SME Luciana Gattass elogiou a dedicação da equipe escolar e a participação dos alunos. “O projeto transforma o ambiente escolar em um espaço mais vivo e participativo, fortalecendo vínculos e ampliando a aprendizagem.”
Encerrando, o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, parabenizou a Escola Vila Real pela iniciativa. “Projetos como este inspiram outras escolas e mostram que é possível unir educação, saúde e cidadania de forma prática e eficaz”, destacou.