Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Agosto Dourado 2025 em Cáceres traz o tema “Amamentar é um ato de amor e resistência”
Por Esdras Crepaldi
19/08/2025 - 14:41

Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, por meio da Coordenação da Atenção Básica, convida toda a população para participar das atividades alusivas ao Agosto Dourado 2025, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste ano, a campanha traz como tema “Amamentar é um ato de amor e resistência”, reforçando a importância desse gesto de cuidado, afeto e saúde para mães e bebês.

O evento será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 16h, nas dependências da SICMATUR, e contará com uma programação especial voltada às gestantes, puérperas, mães em fase de amamentação, pais, avós, rede de apoio familiar, profissionais da Atenção Primária à Saúde, estudantes da área da saúde e comunidade em geral.

A abertura será marcada pelo acolhimento às famílias, seguida de uma roda de conversa com o tema “Amamentar é Resistir”, que reunirá profissionais renomados para compartilhar experiências e informações fundamentais:

  • Elaine Zóccoli – Consultora em Amamentação
  • Reniele Magalhães Seba – Psicóloga clínica e perinatal
  • Claudia Moreira – Fonoaudióloga, abordando os impactos da anquiloglossia na amamentação
  • Kevin Bascofe – Fisioterapeuta, com o tema incontinência urinária no pós-parto
  • Mãe convidada – Relato de vivência sobre o processo de amamentação

O espaço será aberto a perguntas, promovendo troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

Às 18h30, acontecerá o grande momento, o Mamaço, ato simbólico de união em defesa do aleitamento materno, seguido pelo encerramento e confraternização com sorteio de brindes.

Para o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, a campanha simboliza um compromisso coletivo com a vida.

“O Agosto Dourado reforça que amamentar vai além da nutrição, é um ato de afeto, de resistência e de construção de vínculos. Queremos conscientizar e apoiar nossas mães e famílias para que a amamentação seja vivida com segurança, acolhimento e informação”.

A coordenadora de Atenção Básica, Leiliane Muniz,  reforça o convite para que todos participem, fortalecendo essa causa essencial para a saúde materno-infantil.

Carregando comentarios...

Artigos

Quando o silêncio grita!

18/08/2025 - 13:23
Artigos

Anselmo Pinto e as flores do ipê

18/08/2025 - 13:16