A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), marca presença de 03 a 05 de setembro na XXVII Jornada Nacional de Imunizações, o maior evento do Brasil dedicado ao tema, com a apresentação de um trabalho desenvolvido pela equipe da Atenção Primária à Saúde dentro do programa Imuniza+ Cáceres.
O estudo intitulado “Imuniza+ Cáceres: acesso e equidade em saúde – ações de imunização móvel em territórios rurais e ribeirinhos de fronteira” foi elaborado por Leiliane Muniz Fonseca, Jonathan Ferreira Amorin, Geice Pereira da Silva, Samira Hellen Greco Mendes Silva, Michelle Ferreira Azevedo Martins e pelo secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni.
O trabalho aborda os desafios enfrentados para garantir a cobertura vacinal em áreas de vulnerabilidade social, com dificuldades de acesso, barreiras geográficas e de comunicação. Para superar esses obstáculos, o programa estruturou ações móveis de imunização em comunidades rurais, ribeirinhas e fronteiriças, garantindo equidade em saúde.
O resultado é expressivo, já foram percorridos 1.800 km em vias terrestres e fluviais, levando vacinação a escolas, creches, praças, destacamentos do GEFRON e até mesmo ao Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIPe). A iniciativa transformou barreiras em oportunidades, inovando nas estratégias de saúde pública do município.
Entre mais de mil trabalhos inscritos de todo o país, o estudo foi selecionado entre os 250 melhores do Brasil, reconhecimento que reforça a seriedade e o impacto das ações locais em saúde pública.
A coordenadora de Atenção Básica, Leiliane Muniz, destacou a importância do reconhecimento nacional.
“Estar aqui, vendo nosso esforço valorizado em um evento dessa magnitude, é extremamente gratificante. É o reflexo do compromisso das equipes com a ampliação da cobertura vacinal e com a promoção da saúde em Cáceres” destacou Leiliane.
Além da apresentação, a equipe de Cáceres participou de diálogos estratégicos com autoridades como Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e Lely Guzmán, presidente da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Na oportunidade, foram discutidas as ações de combate ao sarampo em países vizinhos e as medidas já em andamento no município.
Para o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, o reconhecimento é fruto do engajamento coletivo.
“Esse resultado demonstra o comprometimento da nossa equipe e o empenho de cada servidor em melhorar a saúde da população cacerense. O Imuniza+ Cáceres é exemplo de como o trabalho em conjunto pode transformar realidades”, enalteceu Dontoni.
A prefeita Eliene Liberato Dias disse que com esta conquista, a Prefeitura de Cáceres reafirma seu compromisso em fortalecer o SUS e garantir o acesso universal e equitativo à imunização como ferramenta essencial de prevenção e cuidado. “ Parabéns à toda equipe de Saúde Municipal, indistintamente, que tem trabalho muito para entregar resultados como este”, reconheceu Liberato.