Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia Municipal da Paz contará com homenagens e programação cultural
Por Marcio Camilo - Imprensa Câmara de Cáceres
16/09/2025 - 12:52

Foto: CMC

Na manhã desta terça-feira (16.09), o vereador Franco Valério (PSB) destacou em entrevista ao Programa Espaço Livre, da Rádio Difusora (102,3 fm), a importância do Dia Municipal da Paz, celebrado em 21 de setembro, e reforçou o convite à população para a Passeata da Paz. O evento contará com programação cultural, envolvendo escolas e líderes religiosos, com concentração às 16h na Praça Barão do Rio Branco, seguindo para a Sicmatur [Secretaria de Turismo e Cultura].

O parlamentar enfatizou a relevância da data diante do crescente número de casos de violência, especialmente entre jovens da periferia, ressaltando que a paz transcende um ato simbólico, buscando implantar uma cultura de paz na cidade, com foco em crianças e adolescentes.

Uma das ações práticas será a elaboração da Cartilha da Paz, a ser distribuída na rede municipal de ensino, incentivando as crianças a disseminarem a paz em seus lares. "Quando a criança nos ensina, a tendência é que os adultos se sensibilizem mais e se motivem a dar o exemplo", afirmou Franco Valério.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, e o coordenador do Procon de Cáceres, Manoel de Melo, manifestaram total apoio à iniciativa. Fransérgio destacou o potencial da rede municipal, com 9700 alunos e 1200 servidores, para promover a cultura da paz desde a infância, visando um futuro melhor.


 

Entrevista Rádio sobre Dia Municipal da Paz. Ver. Franco Valério (16.09.25)_CRED_CMC

A medida foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Eliene Liberato (PSB) em 21 de setembro de 2023, se transformando na Lei Municipal 3.211.

A Caminhada Pela Paz conta com o apoio institucional dos poderes Legislativo e Executivo de Cáceres.

Programação da Passeata da Paz:

16h: Concentração na Praça Barão do Rio Branco (em frente à Catedral).
Percurso: Segue para o espaço da Secretaria de Turismo e Cultura (Sicmatur).

Sicmatur:

- Homenagens a promotores da paz, incluindo um senhor de 73 anos que plantou mais de um milhão de mudas de árvores.

- Apresentações culturais com o Coral do Pantanal e a Banda do Exército, além de música e declamação de poemas em palco montado no gramado.

- Hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Município e da Cultura da Paz.

- Momento inter-religioso com orações e discursos de líderes de diversas tradições.

- Participação: Instituições públicas e privadas, estudantes, lideranças espirituais, autoridades políticas e convidados especiais.

Entrevista Rádio sobre Dia Municipal da Paz. Ver. Franco Valério (16.09.25)_CRED_CMC
Entrevista Rádio sobre Dia Municipal da Paz. Ver. Franco Valério (16.09.25)_CRED_CMC
Entrevista Rádio sobre Dia Municipal da Paz. Ver. Franco Valério (16.09.25)_CRED_CMC
Carregando comentarios...

Artigos

Opinião Jeans, tênis e eternidade

14/09/2025 - 21:22