Cáceres comemorou nessa segunda-feira (6) 247 anos, que foram celebrados com uma excelente notícia durante visita do senador Wellington Fagundes na última sexta-feira. Recepcionado pela prefeita Eliene Liberato, Wellington participou do Congresso Municipal de Educação, visitou a tradicional Expocáceres no Parque de Exposições e esteve na Catedral de São Luiz, cartão-postal e símbolo da identidade local.
Depois de uma grande articulação em Brasília para a captação de recursos via Lei Rouanet, Fagundes comemorou em Cáceres que o município pode receber aproximadamente R$ 4 milhões. Além disso, confirmou a doação, em parceria com empresários, de toda a resina necessária para a obra de restauração da igreja. “Nosso papel foi articular junto aos ministérios a captação de recursos para preservar esse monumento histórico”, afirmou Wellington Fagundes.
(foto reprodução)
O padre Jair Fante, pároco responsável pela Catedral, ressaltou a importância do templo: “A vida de Cáceres acontece ao redor da igreja. Ela tem relevância não apenas para os fiéis, mas também para a história e a cultura da cidade.”
A prefeita Eliene Liberato destacou o empenho do senador e agradeceu a parceria. “O trabalho do senador Wellington tem sido fundamental para darmos andamento à restauração. Estamos falando de um patrimônio que é símbolo da nossa cidade e que carrega a história de gerações de cacerenses.”
Sobre a catedral
Localizada na Praça Barão do Rio Branco, no coração de Cáceres, a Catedral de São Luiz é considerada um dos monumentos mais importantes de Mato Grosso. Sua construção começou em 1919, sob o projeto do arquiteto francês Leon Joseph Louis Mounier, o mesmo responsável pela Igreja do Bom Despacho, em Cuiabá. Inspirada na Catedral de Notre Dame, em Paris, a edificação combina elementos góticos e neogóticos, consolidando-se como um marco arquitetônico e religioso. Mais de meio século após sua conclusão, a Catedral enfrenta novos desafios estruturais, o que torna urgente a sua restauração.