A Câmara de Cáceres participou de um momento histórico para o município, que foi a inauguração da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres “Engenheiro Adilson Reis”, no final da manhã desta sexta-feira (24.10). O evento contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do governador Mauro Mendes, além de ministros de Estado e autoridades políticas locais e regionais. De acordo com o presidente da Câmara, Flávio Negação (MDB), a inauguração oficial da ZPE representa um grande acontecimento ao município.No entanto, ponderou, que esse é apenas o primeiro passo. Que a ZPE, agora precisa atrair indústrias para gerar emprego e desenvolvimento econômico ao município. “Se não corremos o risco de ter um grande elefante branco na cidade”, disse o chefe do Legislativo, durante a inauguração.Ele acrescentou que a Câmara sempre estará à disposição do município, no sentido de elaborar e aprovar projetos que possam gerar mecanismos de atração de indústrias para a zona de processamento.

O presidente em exercício Geraldo Alckmin destacou que a ZPE facilita a exportação, que é essencial para o crescimento do PIB de um país. Disse que que já tem uma indústria instalada no local e que outras virão “trazendo emprego e geração de renda à população”. Ressaltou ainda que Cáceres é referência nacional em agropecuária, tendo o quarto maior rebanho bovino do Brasil. E que a ZPE irá alavancar todo esse potencial econômico do município, aprimorando e agregando valor aos produtos da agropecuária e também do agronegócio.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, disse que se trata de um dia histórico, que ficará marcado no coração do cacerense. Ela lembrou os pioneiros que lutaram por mais de 30 anos para viabilizar a ZPE, a exemplo do engenheiro Adilson Reis (in memorian). “Sua luta ficará eternizada tendo a ZPE com o seu nome como justa homenagem ao trabalho incansável para implantação dessa obra”, disse.Eliene também acrescentou que com a ZPE, Cáceres está de portas abertas para o mundo, colocando o município em rota direta com mercado de exportação.

A solenidade de inauguração da ZPE também contou com a presença do ministro em exercício de Agricultura e Pecuária (MAPA), Irajá Lacerda, e dos senadores José Lacerda, Wellington Fagundes e Jaime Campos. Também participaram o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB) e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
SOBRE A ZPE
Com investimento total de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o empreendimento oferece regimes tributário, administrativo e cambial diferenciados, ampliando a competitividade das indústrias instaladas e estimulando a geração de empregos e renda.A estrutura conta com 247 hectares, divididos em cinco módulos, com 341 lotes industriais e infraestrutura completa, incluindo recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas de controle moderno. O alfandegamento foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024, viabilizando o início das operações e atração de novos investimentos ao Estado.

CRONOGRAMA EXTENSO
As atividades tiveram início por volta das 7h, no Aeroporto Municipal Nelson Martins Dantas, quando a prefeitura, os parlamentares da Câmara e demais autoridades locais recepcionaram a chegada das autoridades nacionais.

Do aeroporto, a comitiva fez uma espécie de tour pela cidade para inaugurar diferentes obras de infraestrutura, esporte e lazer, como a Rua Pirajá, que liga o aeroporto ao Nosso Frigorífico; o Complexo Poliesportivo Didi Profeta, que passou por uma ampla revitalização; além da inauguração da pista de atletismo da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Depois de cumprirem o extenso cronograma, as autoridades encerraram o dia com o último e mais aguardado compromisso: a inauguração da ZPE de Cáceres Engenheiro Adilson Reis.

O empreendimento levou mais de 30 anos para ser efetivado, e está sendo considerado um marco histórico, pela possibilidade de gerar um novo ciclo econômico desenvolvimentista ao município, pautado pela industrialização e grande expectativa de geração de emprego e renda à toda Região Oeste de Mato Grosso.
CONFIRA A GALERIA DE ÁLBUM COMPLETA DOS EVENTOS