A prefeita Eliene Liberato (PSB), de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), destacou que tem mantido diálogo intenso com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), para realização de mais operações policiais de enfrentamento às facções criminosas na região, devido a escalada de violência.
Em entrevista coletiva, argumentou que as facções estão atuando de maneira consciente e intencional, principalmente pela posição estratégica da “Princesinha do Paraguai”, que faz fronteira com a Bolívia – utilizada como rota do tráfico de drogas: “Infelizmente é uma organização criminosa que a gente não tem controle, mas o combate está sendo realizado”, disse.
“Mês passado foi feita uma megaoperação lá, é um enfrentamento diário. Parabenizo toda a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, que estão unidos com ações contundentes para combater essas facções. A gente pediu ajuda para o governo estadual para combater”, completou, indicando a parceria com o governador Mauro Mendes (União Brasil), por meio do Programa Tolerância Zero.
Em 2024, Cáceres registrou 56 homícidios, 97 casos de roubo e 1430 de furto, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC).