Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
TRAGÉDIA NO MANSO - Corpo de piloto desaparecido em naufrágio é localizado após 5 dias de buscas
Por Gabriel Soares Editor-Chefe| João Carlos|Estadão Mato Grosso
01/01/2026 - 13:05

Foto: reprodução

Após cinco dias de operações ininterruptas no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, o corpo do piloto Vando Celso Almeida Orro foi localizado na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro. A confirmação foi feita pela Marinha do Brasil, que atuava de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso nas buscas desde o naufrágio da embarcação ocorrido no último domingo, 28 de dezembro.

Com a localização do piloto, as autoridades encerraram oficialmente a operação de resgate, que mobilizou mergulhadores, embarcações, apoio aéreo e equipamentos especializados. Comerciantes e moradores da região também auxiliaram de forma voluntária ao longo dos dias de procura.

Vando Celso conduzia a lancha que virou durante um passeio no lago, após uma mudança brusca nas condições climáticas. A embarcação transportava uma família de turistas, composta pelo empresário Lucas Alves Yerdiska, de 33 anos, sua esposa Camila Mazzaron, e os dois filhos do casal, Bernardo, de 6 anos, e Benício, de 1 ano.

Na tarde de quarta-feira, 31, o corpo de Lucas Yerdiska foi encontrado por moradores da região, encerrando uma das frentes de busca. Desde então, os esforços permaneceram concentrados na localização do piloto, considerado experiente na navegação pelo lago.

De acordo com relato de Camila Mazzaron às autoridades, o tempo mudou repentinamente durante o trajeto. Ventos fortes atingiram a região, deixando a água agitada e fazendo a lancha virar. No momento do acidente, apenas o filho mais velho, Bernardo, utilizava colete salva-vidas.

Após o naufrágio, a criança conseguiu nadar até a margem do lago e percorreu aproximadamente um quilômetro até chegar a um condomínio. No local, pediu ajuda e conseguiu acionar o socorro, o que foi fundamental para o resgate de Camila e do bebê Benício, ainda no domingo, por volta das 18h30. Eles estavam à deriva, apoiados em um flutuador. Ambos foram resgatados com vida e encaminhados para atendimento médico.

As circunstâncias do acidente seguem sob apuração. A Marinha do Brasil informou que um inquérito administrativo será instaurado para esclarecer as causas do naufrágio e avaliar fatores como condições climáticas, segurança da embarcação e uso de equipamentos obrigatórios.

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo

30/12/2025 - 15:48