Apelo de um pai
Por pai de aluno do IFMT/Gazeta do Parecis
24/03/2013 - 13:18
Sou pai de um ex-aluno e de um aluno e escrevi esse texto para expor o perigo que assola estudantes, particularmente estudantes internos do Instituto Federal em Cáceres, antiga Escola Agrícola. Os acontecimentos são os mais assustadores e infelizmente, graças a uma direção omissa, perigosa e inconsequente, não chegam ao conhecimento de quase ninguém. O que relato aqui pode ser facilmente comprovado com uma visita a polícia ou um diálogo com qualquer estudante ou funcionários da escola. Mais um ano letivo vai ter início e novas turmas vão entrar e não é justo que famílias desconheçam as verdades existentes naquele lugar.
O ÚLTIMO EPISÓDIO DE HORROR foi o que aconteceu neste último fim de semana. Alunos do internato entraram pelo forro da sala de equipamentos eletrônicos e roubaram durante a madrugada projetores, computadores, notebooks, monitores e outros. A Policia Federal foi chamada e enquanto colhia impressões digitais e analisava a sala que foi invadida, sob olhares curiosos e assustados de vários estudantes internos, alguns alunos, menores, se apresentaram como participantes do roubo, menos um maior de idade que fugiu. Perguntados porque teriam feito isso a resposta foi ainda mais chocante que o fato em si: deviam 3 mil reais em drogas para um traficante da cidade e estavam sendo pressionados a pagar e ameaçados de morte.
Talvez pareça um fato corriqueiro, mas estamos falando de pelo menos dois meninos com idades de 15 e 16 anos e que moram na escola onde os pais acreditavam que estavam em segurança. Quando foram levados lá, pelos seus pais, não bebiam e não fumavam.
NÃO. AS CRIANÇAS NÃO ESTÃO PROTEGIDAS LÁ. Pelo que eu e muitos outros sabem a escola se transformou numa bomba relógio. PORQUE?
A algum tempo o mesmo setor foi roubado e a DIREÇÃO chegou aos culpados. Mas a punição aos culpados foi transformá-los em cabos eleitorais do diretor que era candidato a reeleição. Nenhuma punição, nenhuma justificativa aos outros alunos e funcionários. Premiaram os infratores e os elevaram a representantes do diretor na sua famigerada campanha eleitoral.
Sei que a escola tem os melhores professores mas como pai cada dia tenho mais medo do que possa acontecer com nossos filhos. Com o segundo filho estudando lá e com seus colegas sempre em nossa casa, tenho nesses últimos anos me indignado com o que acontece e ninguém faz nada.
Como que alunos que moram lá e com essa idade, podem ter se tornados viciados no primeiro ano e com essa dívida? Qual a garantia que um pai tem mesmo seu filho não sendo interno que a violência por causa dessas drogas lá dentro não vai atingir a todos?
Pelo que vi nesses anos há conivência e incentivo por parte da direção:
1. Os alunos podem roubar porcos, galinhas, carneiro, desde que não sejam vistos. Faz parte de um acordo para todo mundo ficar feliz. Se forem pegos não podem contar que fulano sabia.
2. A bebida alcoólica é liberada para todos os alunos internos que chegam a beber a noite bebida paga por alguns funcionários inclusive o diretor. Quem passa no pipoca na praça barão de vez em quando pode ver o diretor pagando bebida para menores, principalmente para meninas.
3. Um funcionário da escola que mora lá nas casas da própria escola e não precisa pagar aluguel, tem um barzinho na sua residencia para vender para os alunos. Isso é certo? Desde quando? Meu Deus.
A DIREÇÃO É OMISSA, PERIGOSA E INCONSEQUENTE
Omissa por que não deixa que tenha divulgação dos acontecimentos. A escola tem uma jornalista que exerce cargo de coordenação e deve receber muito para fazer apenas propaganda da direção e só. Não tem ética e não vai enviar essas noticias para a imprensa, como não enviou da outra vez que roubaram equipamentos. Se não há divulgação, e pior nem punição para esses atos outros acontecerão e os pais só saberão se seus filhos lhe falar. Ou se tiver algum amigo que é funcionário e contar. Ninguém mesmo os que ficam indignados tem coragem de falar porque a perseguição é para sempre. Inclusive usando aluno para ameaçar professores e funcionários.
Perigosa por que acoberta os fatos para que a sociedade não saiba de muitas coisas que acontecem lá. Por que permite o uso de bebidas livremente dentro dos alojamentos onde tem inúmeros menores. Perigosa poque autoriza na surdina o furto de animais desde que com cuidado para ninguem ver.
Inconsequente por que tem sistematicamente prejudicado crianças e adolescentes permitindo que tomem ali o seu primeiro gole, que fumem, que se droguem. Não há controle de entrada e saída dos internos e ouvi dos que vem a minha casa que de maior ou de menor, vão para as festas voltam a hora que querem, muitas vezes bêbados e ninguém lá dentro está preocupado.
Pais, procurem saber exatamente o que está acontecendo com seu filho. Até onde sei dois meninos que participaram do roubo são filhos de pessoas humildes, trabalhadores rurais que nunca imaginaram seus filhos usando drogas. A esses pais eu digo que devem processar a escola porque confiaram nela quando os deixaram lá e nunca ficaram sabendo de nada, a direção nunca informa a nenhum pai o que esta acontecendo com seu filho no internato.
Gostaria muito que esse texto fosse publicado. Não só pelo meu filho, mas pelos filhos de tantos pais que acreditam que lá seu filho está recebendo EDUCAÇÃO. A população de Cáceres e região precisa saber o que acontece naquela escola. As autoridades precisam colocar um freio nisso.
Gazeta do Parecis - Apelo de um pai desesperado
www.gazetamt.net
As notícias de Campo Novo do Parecis e região você encontra aqui, no site da Gazeta do Parecis.