A comunidade cacerense lamenta a partida de João Batista Filgueira, ocorrida na madrugada desta quarta-feira, 11. Nascido em 19 de junho de 1946, Filgueira estava internado em Cuiabá desde a última semana de janeiro, onde recebia tratamento no Hospital do Câncer. Ele faleceu pouco antes da 01h da madrugada e seu corpo foi transladado para Cáceres, chegando no final da manhã.
Filho de Vicente Evaristo Filgueira e Tereza Batista Filgueira, João Batista era uma figura conhecida e respeitada na cidade. Possuía formação acadêmica como bioquímico e bacharel em Direito, dedicando parte de sua vida ao ensino como professor na antiga Escola Agrícola de Cáceres. Sua trajetória profissional também incluiu passagens pelo Laboratório São Vicente e pela renomada Casa São Vicente, um comércio de ferragens que marcou a história da família em Cáceres.
A família Filgueira, tradicional na região, administrava a Casa São Vicente, cujo legado foi mantido por João Batista e seus irmãos Ivan Nei, Zezito, Everaldo, Zenir, Aparecida, além dos saudosos Zeneide, Sérgio e Manoel.
João Batista deixa dois filhos de seu primeiro casamento e sua companheira dos últimos 28 anos, a professora Célia Ribeiro Fancio.
O velório terá início às 17 horas na Capela Pax Silva, localizada na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento está agendado para as 08 horas desta quinta-feira, 12, no Cemitério Park dos Ipês. A comunidade se une em luto para prestar as últimas homenagens a João Batista Filgueira.