Ação criada em 1989 pelo capitão Renato Thomas, da reserva da Marinha do Brasil, acontece no domingo, 11 de outubro, e reúne voluntários, poder público e entidades em mais uma jornada de preservação do rio que banha Cáceres (MT)
No domingo, 11 de outubro, logo cedo, uma frota de barcos e lanchas de voluntários parte para as margens do Rio Paraguai com um destino comum: limpar o rio que dá vida à cidade. É a 38ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai — um único dia de trabalho coletivo que, ano após ano, devolve às águas toneladas de dignidade.
Acompanhando a frota, a equipe atual da Agência Fluvial, comandada pelo capitão Mauro Stênio Coutinho de Lacerda Junior, cumpre papel essencial: sempre presente, dá suporte logístico e de segurança aos operadores das embarcações ao longo de toda campanha. É a continuidade natural de uma instituição que tem no próprio idealizador do mutirão um de seus comandos mais marcantes.
A campanha é obra do capitão Renato Thomas, da reserva da Marinha do Brasil, que comandou a Agência Fluvial de Cáceres na década de 80. Em 1989, no primeiro ano de sua aposentadoria, ele trocou a farda por um propósito: manter limpas as águas que tanto conheceu. O que começou como um gesto individual transformou-se em tradição de quase quatro décadas.
Os números mostram a dimensão do desafio. Em cada edição, são retiradas das margens, em média, de 5 a 6 toneladas de lixo — somadas as 38 edições, algo entre 190 e 230 toneladas de resíduos que jamais chegaram ao leito do rio. E não é lixo comum: fogões velhos, sofás, geladeiras e outros eletrodomésticos abandonados por ribeirinhos e sitiantes convivem nas margens com pneus, metais, plásticos e montanhas de latinhas de refrigerante e cerveja.

Cartaz oficial da edição 2026, organizado pelo Rotary Club de Cáceres,
mostra mão enluvada recolhendo resíduos às margens do rio —
imagem-síntese do mutirão que acontece desde 1989.

Cartaz de convocação da 38ª edição exibe o lema “Rio Limpo, Peixe Presente,
Povo Contente” e registros do lixo recolhido às margens do Paraguai em edições anteriores.
O mutirão acontece sempre no início da piracema — o período em que os peixes sobem o rio para desovar, decisivo para a reprodução da fauna pantaneira. Rio limpo é peixe presente; peixe presente é povo contente. O lema da campanha, mais que um bordão, é uma equação que o capitão aprendeu a ler nas águas do Paraguai.
Por trás da continuidade dessa corrente do bem está também a presença marcante do turismólogo Claudionor Duarte, que colaborou na coordenação da campanha praticamente em todas as edições. Sua atuação constante tornou-se parte da identidade do mutirão, garantindo que a organização crescesse sem perder o espírito voluntário do primeiro dia.
Nas margens, o trabalho ganha reforço especial do Grupo Lobo Guará, coordenado pelo sargento Silva e seus lobinhos, que atuam como suporte na limpeza das áreas de difícil acesso — onde os barcos não chegam, chegam os lobinhos.
E o lixo recolhido não fica sem destino. Durante a campanha, a presença da Prefeitura Municipal de Cáceres (prefeita Eliene Liberato), através da Autarquia Águas do Pantanal (Diretora Samara Brant) e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Wilson Kishi) e de Infraestrutura e Logística (Luan Teixeira) — grandes parceiras da ação — colaboram com o recolhimento e a destinação adequada de todo o material trazido dos rios, fechando o ciclo da operação.
A mobilização é coletiva do início ao fim. A edição 2026 é organizada pelo Rotary Club de Cáceres, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, ASATEC, ASPATUR, Estaleiro O Capitão, empresários, entre outros. O convite é aberto a todos os usuários do rio, com o chamado que virou marca do mutirão: “Vai pro Rio, traga o lixo que encontrar”. As concentrações começam às 7h, e as inscrições de equipes ou voluntários individuais podem ser feitas pelos telefones (65) 3223-3518 e (65) 99228-4871. Como resume o cartaz da edição: “Sua participação faz toda a diferença! Venha fazer parte desta corrente do bem.”

Reunião na sede do Rotary Club de Cáceres nos últimos preparativos do Mutirão – Foto:Wilson KIshi

O ponto final da preparação veio na sede do Rotary Club de Cáceres, no último dia 02 de outubro, quando a organização alinhou os últimos detalhes da campanha. Na oportunidade, a direção do clube, comandada pelo presidente Arci Rezende e pelo Governador 2019/20 do Distrito 4440, Washington Calado, prestou homenagens ao capitão Renato Thomas e ao turismólogo Claudionor Duarte — um reconhecimento aos nomes que, há 38 anos, mantêm viva a corrente do bem do Rio Paraguai.
Trinta e oito edições depois, a lição do capitão Renato Thomas segue navegando: cuidar do rio é um ato de um dia — e um compromisso para a vida inteira.





