Fórum de Discussão ao Enfrentamento à Exploração Sexual e Homofobia acontece na sexta
Por Thiago Almeida/assessoria
13/05/2013 - 17:52
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Ação Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza na próxima sexta-feira (17.05), o IV Fórum de Discussão ao Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a prática da Homofobia. O evento acontece a partir das 8h, no Auditório do Hospital São Luíz.
Com o tema da campanha nacional, “Não Desvie o Olhar: Diga Não a Exploração Sexual e a Homofobia”, o evento é parte integrante e de encerramento do Concurso de Desenho e Frase em Cáceres referente a temática em destaque. Os fóruns tem o objetivo de ser um espaço de debate de pessoas com experiência ou interessadas em discutir e propor ações em torno do tema.
De acordo com a coordenadora de Projetos e Programas Sociais/Proteção Social Especial, Camila Ortiz, a Secretaria de Ação Social, o evento tem como meta estabelecer parâmetros e políticas de enfrentamento ao preconceito. “Estas ações articuladas promovem a publicidade dos Serviços de atendimento e oportunizam a conhecimento e a sensibilização da comunidade para o aumento do número de denúncias para fortalecer o sistema de garantia de direitos e proteção dessas crianças e adolescentes”.
De acordo com a coordenadora, a ideia também é divulgar os meios de denúncia disponíveis. “Por meio do telefone DISK 100, qualquer indivíduo pode denunciar violências, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares e demais rede de atendimento”, destacou.
Em relação ao enfrentamento a prática da Homofobia as ações foram apoiadas e fortalecidas por meio de parceria com a ONG Associação de Gays, Lésbicas, Transexuais e Simpatizantes - “Viva a Vida” (AGLTS), com ações de mobilização e palestras nas Escolas do município.
O Fórum contará com um público alvo direcionado, tendo uma previsão de atingir cerca de 100 pessoas com a meta de formar multiplicadores do conhecimento e das informações obtidas nas discussões.
A Coordenadora do CREAS, Claudia Queiroz, destaca ainda, a participação da Psicóloga Tânia Ramires, que já atuou diretamente na equipe de atendimento da Unidade em anos anteriores, além da coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Cuiabá, Claudia Cristina Carvalho,
Mais informações pelo telefone 3222-2937.
Confira abaixo a programação completa do evento:
7h – Credenciamento
8h – Abertura
8h30 - 1º Tema: Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Psicóloga - Tânia Fátima G. A. Ramires.
09h30 - 2º Tema: A Incidência da Violência Sexual nos atendimentos do CREAS - Claudia Queiroz – Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
11h – Debate – Mediadora: Elizane Graziele Vidal.
Intervalo
13h30 - 3º Tema – Enfrentamento a Homofobia no Espaço Infanto/Juvenil – Claudia Cristina Carvalho – Doutoranda na UFMT e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Cuiabá/MT.
15h30 - Debate – Mediador: Raul Camilo Guimarães Garcia – Secretaria de Marketing e Publicidade - ONG AGLTS/Cáceres/MT.
16h15 - Entrega da premiação do Projeto de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes & a prática da Homofobia através do Concurso de Desenho e Frase em Cáceres.