Antonio Azambuja encaminha ao governo do Estado reivindicações de sete municípios
Por assessoria
21/05/2013 - 12:17
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), encaminhou treze indicações ao governo do Estado, apontando as demandas existentes nos municípios de Cáceres (222 km), Pontes e Lacerda (442 km), Comodoro (639 km), Porto Esperidião (322 km), Poconé (102 km), Rondolândia (1.100 km) e Tabaporã (643 km).
Dentre as preposições quatro foram para a Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU), apontando a necessidade urgente de pavimentação asfáltica das ruas e avenidas do Residencial Glória e Residencial Hortência I e II, no município de Pontes e Lacerda; a recuperação completa da MT-343 (patrolamento e cascalhamento) no município de Cáceres; a construção da ponte de concreto sobre o Rio Guaporé que interliga Vila Bela da Santíssima Trindade a Comodoro e a estadualização da estrada que dá acesso ao Rio Guaporé, iniciando no km-383 a margem da rodovia federal BR-174, distrito Colônia dos Mineiros, no município de Comodoro.
Azambuja também encaminhou para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, quatro matérias indicando a necessidade de viabilizar a cobertura da quadra poliesportiva do 18° Comando de Patrulhamento de Área de Pontes e Lacerda; a reforma do ginásio de esportes “Didi Profeta do Amaral”, município de Cáceres; materiais esportivos e fardamento de futebol para a comunidade do Pai Herói e Comunidade São Cristovam, município de Tabaporã e oito fardamentos de futebol, oito bolas de futebol e oito redes de futebol society para atender as equipes de futebol amador do distrito de Cardoso D’Oeste, assentamentos rurais e alunos da Escola Municipal Theodoro José Duarte, município de Porto Esperidião.
O parlamentar indicou ao secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, a urgência na aquisição de uma ambulância, um aparelho de raio-x para atender a população de Rondolândia. Como também solicitou a instalação urgente de equipamentos e o efetivo funcionamento do Centro de Reabilitação de Cáceres, já inaugurado há cerca de dois anos e nunca foi colocado em funcionamento. Segundo Antonio Azambuja o município de Cáceres é cidade polo no tratamento de saúde, e não possui um local para tratar da reabilitação de pacientes, tendo que se deslocar para a capital a fim de buscar providências para os enfermos.
O IV Festival de Pesca de Tabaporã será realizado nos dias 22 e 23 de junho, em decorrência do evento o deputado solicitou ao secretário de Estado de Desenvolvimento de Turismo, Jairo Pradela, recursos para a realização do mesmo.
Antonio Azambuja ainda cobrou do secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zannatta, a realização de estudos preliminares para a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no município de Poconé. De acordo com Azambuja a principal razão de se efetivar uma ZPE se refere a sua posição geográfica favorável para a logística, pois se pode utilizar para o escoamento as margens do rio Paraguai, no Porto da Conceição ou no Rio Cuiabá, Porto Jofre para implantação de portos de embarques e desembarques e a rodovia transpantaneira para transporte via terrestre.
O presidente em exercício da AL pediu ao governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), urgência em viabilizar a documentação para regularização fundiária nas Cohabs da zona urbana, bem como, nos imóveis rurais que receberam títulos do governo estadual, no município de Cáceres. A indicação além do Executivo foi encaminhada ao Defensor Público, Djalma Sabo Mendes Junior, ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Rural e ao Presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Afonso Dalberto.