Começou hoje campanha para detectar casos de tuberculose na Cadeia de Cáceres
Por Diário de Cáceres
03/06/2013 - 11:59
Começou hoje a campanha para detectar e tratar possíveis casos de tuberculose na unidade prisional de Cáceres, em parceria com o Hospital O Bom Samaritano.
Os mais de 400 reededucandos da Cadeia Pública de Cáceres vão passar por um teste de triagem para diagnóstico da tuberculose, e os que tiverem a suspeita da doença, serão vacinados e receberão o tratamento adequado para a doença, que é curável . Os kits com o teste e a equipe técnica foi disponibilizada pelo hospital, informa o diretor da unidade prisional, Alexandre Vieira.
Após três dias da aplicação do teste, a equipe do hospital volta para ver a reação em cada um. Quando há reação, significa que a pessoa pode estar com tuberculose.
No ano passado, houve apenas um caso de tuberculose no "Cadeião". O detento foi isolado, tratado, e já está novamente no convívio com outros presos.
O TESTE (PPD)
O teste tuberculínico serve como um simples método de diagnóstico para tuberculose. Uma pequena quantidade de derivado proteico purificado (purified protein derivative ou PPD) é aplicada por via intradérmica. A substância é purificada para prevenir o desenvolvimento da tuberculose no paciente em que se está fazendo o teste, mas ainda pode reagir no paciente que tem a doença.
Se o local da aplicação tornar-se vermelho e inchado com um nódulo (pápula) duro é muito provável que o paciente tenha tuberculose. (site Biomedicina Padrão).