Cáceres é destaque em revista de Companhia Aérea
Por Diário de Cáceres
21/08/2013 - 17:21
As belezas naturais do Pantanal Mato-grossense e a comida típica da região de Cáceres são destaque da última edição da revista de bordo da empresa Azul Linhas Aéreas. A revista, que está em sua quarta tiragem, dedicou na edição deste mês três páginas sobre a cidade que é uma das portas de entrada do Pantanal.
Com o título ‘Nas Águas do Pantanal’, a matéria enfoca a diversidade de peixes, além dos sabores típicos de Cáceres, com direito a jacarés, piranhas e até sabores do Amazonas.
Na matéria é ressaltada a riqueza de sabores proporcionados pela culinária local, e nas opções de lazer e de restaurantes que o município oferece. “Situada na borda norte do Pantanal, a cidade de Cáceres leva a vida seguindo o curso do Rio Paraguai. É às suas margens que estão as paisagens intocadas e as fazendas que – hoje patrimônios históricos – já foram importantes fontes de produção de cana, cachaça e de criação de gado. Em suas águas, por sua vez, vive a maior riqueza da região. Pintados, dourados, piranhas, pacus e piraputangas são apenas algumas das espécies encontradas em abundância. A quantidade é tanta que fica fácil fazer a alegria de moradores e turistas munidos de vara e anzol. Mais fácil ainda é fisgá-los pelo paladar: por lá o dia só termina diante de um delicioso peixe fresquinho temperado à moda pantaneira”, diz a matéria.
De acordo com a reportagem, Mato Grosso foi um dos estados visitados pela Expedição Brasil Gastronômico 2013 que foi acompanhada de perto pela equipe de reportagem da Revista.
Além da culinária pantaneira, o projeto foi conferir os sabores de outros estados como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Pará e Distrito Federal para colher ingredientes e receitas que servirão de inspiração para o 16º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece de 23 de agosto a 1º de setembro.
No evento do ano passado, foi explorada a culinária de outros seis estados: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O material coletado nestes 12 destinos será a base de um futuro livro e de um DVD.
A matéria completa pode ser conferida no link http://www.azulmagazine.com.br/v1/?p=1736
ou veja aqui:
NAS ÁGUAS DO PANTANAL
Com enorme diversidade de peixes, a região convida o visitante para um tour gastronômico por seus sabores típicos, com direito a jacarés, piranhas e até sabores do Amazonas.
Texto Fernando Menezes
Fotografias José Bassit
Situada na borda norte do Pantanal, perto da divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a cidade de Cáceres leva a vida seguindo o curso do Rio Paraguai. É às suas margens que estão as paisagens intocadas e as fazendas que – hoje patrimônios históricos – já foram importantes fontes de produção de cana, cachaça e de criação de gado. Em suas águas, por sua vez, vive a maior riqueza da região. Pintados, dourados, piranhas, pacus e piraputangas são apenas algumas das espécies encontradas em abundância. A quantidade é tanta que fica fácil fazer a alegria de moradores e turistas munidos de vara e anzol. Mais fácil ainda é fisgá-los pelo paladar: por lá o dia só termina diante de um delicioso peixe fresquinho temperado à moda pantaneira.
Com receitas preservadas ao longo dos anos, Cáceres é um ótimo ponto de partida para experimentar a culinária do Pantanal em sua forma mais pura. Nos restaurantes badalados e nas cantinas mais simples, os cardápios exibem uma seleção de pratos à base de peixes de água doce – vale ressaltar que a pesca é proibida em Mato Grosso na época da piracema, de novembro a fevereiro. Quanto aos temperos, coentro e açafrão puxam a fila da exótica combinação de sabores provenientes da Amazônia, do Nordeste e do norte de Minas.
Em meio a tamanha oferta de pescados, a carne de jacaré e a piranha são as atrações mais populares da região. No restaurante Kaskatas, uma referência na cidade, a cauda de jacaré no espeto é uma sugestão imperdível. A carne branca do animal – que vem de uma criação regulamentada e localizada perto de Cáceres – é preparada na grelha e com poucos temperos. Simples e diferente.
Já na cervejaria Beira-Rio, as piranhas são marcas registradas. Chegam à mesa em versão empanada, com arroz e farofa de banana, outra receita típica. A casa também é famosa por preparar um dos melhores caldinhos de piranha da cidade. A iguaria tem carregado sabor de coentro, o que faz dela um dos pratos favoritos dos locais.