Futuros produtores aprendem sobre mercado de commodities na BM&F Bovespa
Por Ascom/Famato
11/09/2013 - 20:03
Preparar os Futuros Produtores do Brasil para assumir os negócios da família no campo é muito mais do que ensinar o processo de produção dentro das propriedades rurais. O caminho passa também pelo entendimento do negócio da porteira para fora, passando por exportações e pelo mercado de commodities. Com este objetivo, os 30 participantes do projeto da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), conheceram a BM&F Bovespa, na sexta-feira (05.09), como parte da programação do quarto e último encontro do programa, que contou também com uma visita ao Porto de Santos na quinta-feira (05.09).
A BM&F Bovespa é uma das cinco maiores bolsas do mundo em valor de mercado e a segunda maior das Américas, responsável por 80% do volume negociado no mercado de ações da América Latina. O volume de negócios diários com derivativos atinge US$ 67 bilhões. Atualmente 475 empresas de capital aberto estão hoje na Bolsa de São Paulo.
De acordo com o gerente de Serviços em Commodities da BM&F Bovespa, Luiz Cláudio Caffagni, para gerir uma empresa de sucesso, é preciso estudar muito e ter em mente que o sistema agroindustrial é um mercado intuitivo, que exige atenção daqueles que o formam e que dele dependem. “O acompanhamento da dinâmica do mercado e de como ele se comporta, leva o produtor a ser mais prudente na hora de comercializar sua produção”, destacou Caffagni.
“Queríamos que eles entendessem de que o trabalho do produtor rural não é só se preocupar com o maquinário, com a semente a ser cultivada e se a chuva vai cair na hora exata. Hoje o produtor precisa ser também um entendedor do mercado, para saber qual a hora certa de comercializar. Este era nosso objetivo neste visita a BM&F Bovespa”, explicou o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo.
Para o estudante e participante do projeto, Emerson Martelli, de Campo Novo do Parecis, conhecer de perto a Bolsa de SP contribuiu para ampliar a sua visão do agronegócio. "O nosso negócio não está só na fazenda. Vi, na prática, como isso é bem diferente", comenta Martelli.
O projeto - Desenvolvido pela Famato e pelo Senar-MT, o programa Futuros Produtores do Brasil reúne 30 jovens, filhos de produtores rurais e empresários do setor do agronegócio, a fim de prepará-los para assumir os negócios da família. Aa palestras na BM&F Bovespa fez parte do último encontro do projeto, que contou também com uma visita ao Porto de Santos. O primeiro aconteceu em maio, na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde os participantes conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. O segundo foi realizado na fazenda Capão de Angico, em Poconé, e abordou a pecuária. Já o terceiro encontro aconteceu na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, considerada modelo na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).