Exposição no pátio da prefeitura mostra Programa Pacto “Alfabetização na Idade Certa’
Por redação com assessoria
19/12/2013 - 14:25
Ontem e hoje,19, a Secretaria Municipal de Educação está realizando exposição de pôsteres nas dependências da Prefeitura com o objetivo de divulgar e disseminar experiências em alfabetização e letramento realizado nos anos iniciais do Ciclo de Alfabetização do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Rede Municipal de Ensino de Cáceres.
A coordenadora local do Programa, professora Ana da Guia Magalhães, afirma que as ações do Pacto contribuiram muito na melhoria dos desempenhos dos professores alfabetizadores e nos resultados de aprendizagens dos alunos da rede municipal garantindo a todos, sem exceção, o direito de serem alfabetizados com qualidade até os oito anos do ensino fundamental.
Durante o ano letivo de 2013, foram realizadas 120 horas de formação continuada para os professores alfabetizadores. Os estudos foram conduzidos pelas professoras orientadoras de Estudo Divandir Avila, Liamara Rodrigues, Sandra Silva e Sueli Aparecida Santos. A Formação terá duração de dois anos, sendo o ano de 2003 a 1ª Etapa do Programa que terá continuidade no ano de 2014.
A Secretária de Educação, professora Nelci Eliete Longhi, afirma que o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos no Programa dentro do município de Cáceres e seria injusto citar nomes porque poderia deixar de lado pessoas importantes que contribuíram em todo o processo para que tudo ocorresse da melhor maneira possível.
A Secretária ainda destacou ainda o empenho da administração municipal, fazendo a junção de forças da União, da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT-Rondonópolis, o que contribui para o fortalecimento do Programa Nacional da Idade Certa com o compromisso de alfabetizar toda criança até os oito anos de idade, investindo na formação dos alfabetizadores e na infraestrutura voltada para os três anos iniciais do ensino fundamental.