Município: escolas recebem equipamento de informática
Por Thiago Almeida/Ascom
15/01/2014 - 09:27
Mais de 10 escolas de Cáceres receberam nesta terça-feira (14.01), equipamentos de informática destinado à educação de crianças com necessidades especiais. Foram ao todo dois computadores por unidade, compostos por CPU, dois estabilizadores, um roteador ADSL com wi-fi, uma impressora multifuncional e um sistema de segurança física. Entre as escolas que receberam estão o Caic, União e Trabalho, Buriti, Pequeno Sábio, Laranjeira I, Izabel Campos, entre outras.
Os equipamentos foram entregues por meio do Programa de Implantação de Salas Multifuncionais, do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). O programa apóia os sistemas de ensino na implantação de salas de recursos multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização. A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular. O programa é destinado às escolas das redes estaduais e municipais de educação, em que os alunos com essas características estejam registrados no Censo Escolar MEC/INEP.
A Secretaria de Educação Especial oferece equipamentos, mobiliários e materiais didático-pedagógicos e de acessibilidade para a organização das salas de recursos multifuncionais, de acordo com as demandas apresentadas pelas secretarias de educação em cada plano de ações articuladas (PAR). De 2005 a 2009, foram oferecidas 15.551 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em todos os estados e o Distrito Federal, atendidos 4.564 municípios brasileiros - 82% do total.
Para a secretária municipal de Educação, a entrega dos computadores é uma conquista. “São equipamentos que vão dar suporte ao trabalho didático e ampliará a ação das Escolas da região”, comentou.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, destacou a importância a ação. “Precisamos do apoio de todas as instituições. Graças à gestão da Secretaria de Educação, e por meio do Governo Federal, conseguimos mais estes computadores para nossas escolas municiais”, concluiu.