Policial federal é flagrado tentando vender ouro sem autorização
Por Olhar Direto
04/02/2014 - 10:00
Um policial federal foi preso em flagrante pelos companheiros de farda ao tentar vender cerca de 6,5 gramas de ouro. Segundo informações da PF, o agente não possui autorização legal para efetuar a venda. O policial foi preso na Delegacia de Polícia Federal em Sinop (500 km de Cuiabá), na segunda-feira (3).
Segundo a PF, o policial investigado expôs à venda o ouro em um site de compra e venda pela internet, sem autorização legal para tanto. Policiais Federais da Delegacia de Sinop ficaram sabendo da ação e abordaram o conduzido, oportunidade em que, após busca pessoal, apreenderam o minério e deram voz de prisão.
Apesar da pouca quantidade de ouro encontrada, o policial foi autuado pelo crime previsto no Art. 2º, § 1º, da Lei 8.176/91 (Crime contra Ordem Econômica), cuja pena varia de um a cinco anos e multa, sem prejuízo da apuração administrativa do caso.
A PF alerta para o fato de que constitui crime contra a ordem econômica produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal. Incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquire, transporta, industrializa, leva consigo, consome ou comercializa produtos ou matéria-prima, obtidos dessa forma.