O Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (ONG Moral) prepara um pedido de cassação de mandato contra o deputado estadual José Riva (PSD) por quebra de decoro parlamentar.
A alegação deve ser o fato de o social-democrata ter sido preso, na última terça-feira (20), durante a quinta fase da operação Ararath, da Polícia Federal, que investiga crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro em Mato Grosso.
A entidade marcou um ato que será realizado às 15h30 na próxima sexta-feira (23), no monumento Ulisses Guimarães, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a do CPA. A proposta é marchar até a Assembleia Legislativa, onde o pedido de cassação será protocolado.
Em nota pública, a ONG Moral convocou a população para participar do ato. “A todos os cidadãos e cidadãs de MT, sobretudo aqueles que se manifestaram em junho de 2013, conclamamos para participarem da passeata”, diz trecho do documento.
José Riva foi um dos alvos da operação da PF, que também cumpriu mandados de busca e apreensão. A prisão teria sido decretada para que ele não atrapalhe o curso das investigações, uma vez que exerce forte influência no meio político de Mato Grosso.
A operação Ararath investiga desde 2011 um esquema de lavagem de dinheiro no Estado. Foi em novembro do ano passado, no entanto, que a primeira etapa foi deflagrada. Desde então, inúmeras pessoas com cargos públicos já foram chamadas para interrogatórios e alguns deles até tiveram documentos e computadores apreendidos.
Na quinta fase da operação, cujas buscas ocorreram na última terça-feira, além de Riva, também foram alvos o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), o conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo, e o promotor de justiça do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) Marcos Regenold.
CASSAÇÃO - A ONG Moral foi a responsável pela cassação mais recente do mandato do ex-vereador por Cuiabá João Emanuel (PSD). O pedido recebeu aval de 20 dos 25 vereadores da Câmara da Capital.