De origem humilde e com atividades profissionais ligadas à educação e ao direito, Dr. Lúcio Junior Bueno Alves, depois de ter passado em inúmeros concursos públicos, toma posse como Procurador do Estado de Rondônia. Procurado pela FCARP para falar um pouco de sua trajetória, o procurador falou de sua vida, trajetória e valores.
ORIGEM
De família simples/humilde que sempre residiu na Zona Rural. Seus pais até hoje residem em um Sítio nas proximidades da Cidade de Araputanga/MT.
TRAJETÓRIA
Residiu e trabalhou na Zona Rural até concluir o 2º Grau e ser aprovado no primeiro vestibular (Curso de Matemática na UNEMAT). Logo após, prestou concurso para cargo de Técnico do Ministério Público Estatual e foi aprovado para ser lotado na Cidade de Araputanga/MT. Foi nomeado, e a partir daí passou a trabalhar nessa Cidade. Dois anos depois, foi aprovado no concurso para Professor do Município de Araputanga/MT, então, passou a desempenhar as duas funções por alguns anos.
EDUCAÇÃO
Sempre estudou em Escola Pública viajando de ônibus. Na infância estudou os primeiros anos do Ensino Fundamental em uma “escolinha” da Zona Rural onde residia. Após, cursou as séries finais do Ensino Fundamental na Cidade de Indiavaí/MT, e já na juventude fez o 2º Grau na Cidade de Araputanga/MT, na Escola Estadual João Sato. Assim, que concluiu o 2º Grau, foi aprovado no Vestibular para o curso de matemática, ocasião em que se matriculou e veio a se formar.
TRABALHO
No seu entendimento todas as atividades são significativas e desafiadoras, mas até então a que ele considerou como a mais desafiadora foi a de ser Advogado da Caixa Econômica Federal, função que exerceu nos últimos 18 meses na Procuradoria Jurídica da Cidade de Sinop/MT, após ter sido aprovado em Concurso Público para tal finalidade. Todavia, antes mesmo de desempenhar essa atividade, já havia desempenhado outras, dentre elas a de Técnico do Ministério Público e a de Professor por aproximados 10 anos, tendo inclusive tido a oportunidade lecionar na Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP, antes de me ingressar no curso de Direito.
EDUCAÇÃO
O papel da educação é o mais importante de todos os papéis, disse o procurador. Pois, no seu entender a Educação e o conhecimento adquirido através dela é que move o mundo, até porque sem os educadores não haveria as demais profissões e nem a formação social para a vida numa sociedade mais justa.
PROJETO EDUCAR PARA LIBERTAR
Durante o período que trabalhou na Educação, o Procurador teve a oportunidade de ser convidado pela Secretaria Municipal de Educação de Araputanga para participar desse projeto que seria realizado em benefício dos detentos da Cadeia Pública local (Centro de Ressocialização). Foi uma experiência única, pois teve a oportunidade de levar e compartilhar um pouco do conhecimento que adquiriu àqueles que mais necessitam de uma oportunidade na vida. Destacou ainda o Projeto como ousado e de grande valia, assim como todos os projetos da Educação, que no seu entender, devem ser mais bem valorizados, assim como a Educação como um todo.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Após aprovação no Vestibular UNEMAT em 1999, formou-se em 2003, em Matemática. Curso esse concluído viajando diariamente de ônibus da Cidade de Araputanga até a Cidade de Cáceres/MT. Devido a esse curso conseguiu ingressar, através de concurso público como Técnico do Ministério Público e Professor da rede municipal de Araputanga, os quais lhe permitiram sonhar com o curso de Direito. No ano de 2005, quando ainda não havia Direito na FCARP, prestou vestibular na UNEMAT e, uma vez aprovado, matriculou-se e começou a estudar, fazendo apenas os 02 (dois) primeiros semestres naquela instituição. A dificuldade era imensa, pois o curso era matutino e o ônibus só levava os acadêmicos de São José dos IV Marcos a Cáceres/MT. Assim, o restante do percurso era feito de moto durante a madrugada, em condição bastante cansativa e arriscada. Em 2006, a FCARP trouxe o curso de Direito para a Cidade de Araputanga, beneficiando toda a Região. Assim, fez a transferência do curso para a FCARP onde se formou em direito no fim do ano de 2010, já estando aprovado na OAB. Esses cursos possibilitaram-lhe as grandes oportunidades para sua vida, sendo que o curso de Direito, lhe deu a oportunidade de estudar para os concursos tão sonhados e desejados.
CURSO DE DIREITO
Para sua vida pessoal, o aprendizado adquirido no curso de Direito, é algo que sem dúvida servirá para toda a vida. Para sua vida profissional, representa a possibilidade de chegar à carreira que sempre sonhou. Ressalta que não apenas sonhou, como também desejou, o que, obviamente, implicou em dedicar grande tempo de sua vida aos estudos.
FCARP NO CENÁRIO REGIONAL
A importância da FCARP no cenário de toda a região é grande, pois veio para possibilitar aos acadêmicos da região uma formação profissional. Possibilidade esta, que acaba por bater às portas e realizar sonhos dos acadêmicos, que são pessoas da própria região.
PERCURSO PROFISSIONAL
Assim que começou o curso de Direito sempre teve como objetivo ingressar na Carreira Jurídica. Na época, ainda não tinha uma definição exata, e assim como muitos acadêmicos de hoje, não sabia se desejaria ser Defensor Público, Procurador, Promotor, Juiz, Analista Judiciário, etc. Sabia apenas que tinha como primeiro objetivo a aprovação na OAB, o que veio logo no 9º semestre do curso de Direito. Assim, sempre dedicou algumas horas por dia de estudo, concomitante ao ensino no decorrer do curso. E tão logo, concluiu o curso, começou a fazer alguns desses concursos e acabou logrando êxito, sendo aprovado como Defensor Público, Advogado da Caixa Econômica Federal e recentemente como Procurador de Estado em Rondônia. Salienta ainda que também houve algumas reprovações, dentre elas o concurso para Procurador de Estado em Mato Grosso e Promotor de Justiça em Rondônia.
VALORES FUNDAMENTAIS
Dedicação, valorização da família e amigos, confiança em Deus, persistência, honestidade e profissionalismo.
ATITUDES DETERMINANTES
Como atitude principal, Dr. Lúcio apontou a dedicação pelo que faz, seguida de humildade, persistência com os estudos, valorização da família e professores, humildade e profissionalismo nas atividades que desempenhar.
Dr. Lúcio Junior Bueno Alves tomou posse como Procurador do Estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho no dia 10 de abril de 2014 e entrou em exercício no dia 29 de abril de 2014.
|